20121108153138824

Eu gosto bastante desta carne e acho que existe ainda muitos mitos sobre ela …Geralmente é conhecida como uma carne gorda e que faz mal à saúde mas entendo que esse teor de gordura que todo mundo fala vai depender do corte, por exemplo: lombo, pernil e paleta sem a gordura externa, apresentam baixo teor , diferente do bacon rsrs

Hoje em dia a criação dos suínos mudou muito, a alimentação deles também mas o medo de  cisticercose ainda ronda nossas mentes. Então quando for consumir a carne de porco, procure sempre saber se a carne foi submetida à inspeção da Vigilância Sanitária e também se foi cozida ou assada devidamente.  Consumindo a quantidade adequada, preferindo cortes magros e cozinhando bem, você só terá benefícios com a carne de porco, que é rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1 (tiamina), que está relacionada à assimilação dos carboidratos e contribui para o sistema nervoso e neuromuscular, tem ainda selênio (antioxidante), zinco (defesa do organismo) e mais ferro (formação dos glóbulos vermelhos) do que a carne de frango.

 

Pernil Assado com Cebolas Glaceadas

1 e 1/2 kg de pernil de porco com osso

4 dentes de alho amassados

1 cebola média ralada

Suco de 1 limão

1 punhado de ervas (usei alecrim e manjericão)

1 colher (de sobremesa) de sal

Pimenta do reino moída na hora a gosto

1/2 xícara (de chá) de água

♥ Preparo:

Na noite anterior coloque sua carne dentro de um saco plástico com o alho amassado, a cebola ralada, o suco de limão, as ervas picadas grosseiramente com as mãos mesmo, o sal e a pimenta do reino. Feche o saco e deixe na geladeira até o outro dia.  ( è a famosa Marinada) Se preferir coloque o pernil para temperar em uma recipiente com tampa ao invés do saco (eu prefiro o saco, acho mais prático e não suja uma vasilha).

No dia seguinte, forre uma assadeira com papel alumínio, coloque a carne com os temperos, acrescente 1/2 xícara (de chá) de água, feche o papel alumínio muito bem para manter a umidade e leve ao forno por 1 hora e meia. Coloque o forno no médio/baixo (de 170 a 180 graus).

Depois de 1 hora , verifique o cozimento e a maciez da carne frequentemente, vire-o e regue com os sucos depositados no fundo da assadeira a cada hora, para que a carne não fique seca.  Estará pronto quando observar que está cozido (dica abaixo) e estiver dourado.

Sirva quente.

    Dica:– O pernil leva cerca de uma hora por quilo de carne crua para assar, então é necessário começar várias horas antes de se servir.
– Também é importante tirar o pernil da geladeira uma ou duas horas antes de assar.- Para assar o pernil é importante que o forno esteja pre aquecido na temperatura citada ou bem próximo deste mínimo.- Para saber se está pronto, você pode espetar com uma faca bem profundamente, esperar um pouco e ver se sai sangue, ou espetar um termômetro na parte mais grossa da carne sem encostar no osso e ver se chegou a 75 graus celcius.

Cebolas glaceadas

15 cebolas pequenas

1 colher de  sopa de óleo

2 colheres de sopa açúcar

♥ Preparo:

Cozinhe em fogo médio as cebolas redondas pequenas em água até que fiquem macias. Em outra panela adicione o  óleo e o açúcar. Caramelize e adicione as cebolas, frite até dourar bem e acrescente sal a gosto.

 

#CozinhaDaRafinha #EuCozinhoEmCasa

beijinhos

Rafa

Anúncios