Cuidando dos Eletrodomésticos

limpando

Veja dicas de como deixar seus aparelhos brilhando sem estraga-los:

 

Antes de começar: certifique-se de desligar o produto totalmente, tirando da tomada.

 Micro-ondas

Para amolecer a sujeira e a gordura, coloque na parte interna um copo com água e rodelas de limão, deixando aquecer durante um minuto. Espere mais três minutos para que o vapor ajude a amolecer as sujeiras depositadas nos cantos, que podem prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico. Para tirar o cheiro ruim, esquente um copo de água com um limpador por um minuto. Depois, é só finalizar com um paninho.

Geladeira

A limpeza da geladeira deve ser “da cabeça aos pés”! O abre e fecha pode acelerar o crescimento do mofo, por isso, lave as prateleiras e gavetas na água corrente. Se a geladeira não for de inox, use um desengordurante para prevenir o acúmulo de novos resíduos.

Liquidificador

Coloque água morna com um limpador no copo do liquidificador, tampe e ligue. Se ainda tiver restos de alimentos no aparelho, desmonte o copo e limpe os cantinhos com uma escova de dentes.

Batedeira

Use água morna e um desengordurante nas partes removíveis do aparelho. Cuidado para não molhar o corpo, que é onde fica o motor. Para limpá-lo, use apenas um pano umedecido. Seque bem com um pano seco e limpo.

Espremedor de frutas

Para evitar as manchas que aparecem por causa da acidez de alguns alimentos, deixe as peças de molho em uma solução de água morna e limpador cremoso.

Cafeteira

Ligue o aparelho e deixe uma solução de água com bicarbonato de sódio passar pelo coador, como se estivesse fazendo café. Quanto às manchas de café que ficam na jarra de vidro, use uma esponja com desengordurante cremoso. Depois, enxágue e seque com um pano. Dica: evite as manchas sem deixar o café na jarra por muito tempo.

Sanduicheira

Antes de começar, desligue o aparelho e espere esfriar. Umedeça os restos de comida e limpe usando uma esponja, apenas a parte macia para não estragar a área antiaderente. Para os cantinhos, jogue um pouco de água na sujeira, deixe descansar e limpe com uma escova de dente.

 Forno

Com o forno desligado e frio, passe uma esponja macia com desengordurante cremoso e um pouco de água. Para finalizar, passe um pano úmido.

 Fogão

Para aquela sujeirinha superficial, passe um pano úmido com desengordurante.  Se tiverem manchas ou queimados de comida, aplique o produto e deixe agir por um minuto. Passe um pano úmido e depois seque com um pano limpo.

 Máquina de lavar

O filtro deve ser retirado a cada lavagem para limpeza, mas você pode lavar a máquina a cada dois meses. Coloque meio copo (americano) de amoníaco na água e execute todas as funções do ciclo na capacidade máxima. Repita o processo sem amoníaco.

 E os aparelhos inox?

LimparEletro

Todo cuidado é pouco: Use pano, sabão neutro ou produtos multiuso sem componentes abrasivos para a limpeza, assim você evita manchar ou estragar.

Esqueça o álcool, produtos com cloro, amoníaco e removedores, pois eles podem danificar as partes plásticas e a pintura. A palha de aço então, nem pensar, essa deve estar fora de questão, pois danifica o acabamento.

E ainda, ao limpar um produto, siga a direção do fio do inox, que geralmente é na vertical.  Se puder , passe um pano seco para tirar a poeira do seu eletrodoméstico, em seguida, outro pano úmido com detergente neutro e depois um pano limpo para dar acabamento e brilho.

Se o fogão for inox , estiver muito engordurado, vai uma dica: coloque um pouco de azeite no pano e passe sobre o fogão. Em seguida, retire com um pano limpo e detergente. Genial!

Jamais use alvejante multiuso, nem água sanitária ou esponjas. Se o eletrodoméstico estiver muito engordurado, você pode usar água morna para limpar. Mas sempre com detergente neutro.
 

#CozinhaDaRafinha

Bjs!!

Rafa

 

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha.

Anúncios