“Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a saúde. Com pratos coloridos e sem gorduras.”

Isso é o que se fala normalmente e isso já está decorado em nossas cabeças … mas você sabia que é a gordura também é importante?

olive-oil

Parece doido né? já que as gordura estão associadas a efeitos negativos.

As gorduras boas são necessárias para a saúde do cérebro, células, coração, nervos. E se isso não bastasse, elas são excelentes condutoras de sabor !rsrs

Agora, é importante saber que não é qualquer gordura. Vamos voltar no tempo e relembrar um pouco as aulas de química do ensino médio para falar sobre isso…

O que são Gorduras?

Gorduras, conhecidas também como lipídeos, são substâncias químicas formadas basicamente por ácidos graxos e glicerol (a proporção é de três moléculas de ácidos graxos ligadas a um glicerol). Elas podem ser encontradas na natureza sob a forma sólida (gordura) ou líquida (óleos).

Por que elas acabaram ocupando um papel tão importante na nossa alimentação? 

Bom, são uma fonte de energia concentrada. Contem o dobro da quantidade de energia existente nos carboidratos. Também fornecem vitaminas A, D, E e K que revestem e protegem órgãos vitais.

Quais são os tipos de gordura?

Saturadas e Insaturadas

As gorduras saturadas são de origem animal, e são encontradas na carne branca, vermelha, ovos, leite e derivados. Muitos anos foram consideradas vilãs, mas já existem pesquisas que dizem que a gordura saturada pode entrar sim no cardápio e que não trazem riscos à saúde desde que seja consumida com moderação.

As gorduras insaturadas subdividem-se em dois tipos, a gordura monoinsaturada e a gordura poli-insaturada.  A gordura poli-insaturada recebe esse nome principalmente por sua estrutura química, que apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, por isso a denominação “poli”. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação.

A gordura monoinsaturada apresenta apenas uma ligação dupla em sua molécula. No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL).

E para que servem?

As gorduras tem sua função no organismo:

g5g2

g3g4

 

E a gordura trans?

A gordura trans é um tipo específico de gordura, formado por um processo químico que pode ser natural,  quando ocorre no estômago de animais ou industrial, quando óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio.

Essa gordura começou a ser usada em larga escala a partir de 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada (e  boa pra saúde). Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que não,  pois aumenta o colesterol total no organismo.    Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja.

Essa nova gordura criada (a Trans) é largamente utilizada pela indústria para melhorar o aspecto e a consistência dos alimentos e aumentar sua durabilidade.

trans

E por que se fala tão mal dela?

Então, entendendemos que a gordura trans é formadas durante um processo de hidrogenação,  que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. E são utilizadas para fazer com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade, ok?

Só tem uma coisa: não fomos preparados para ingerir a gordura trans! Estudos demonstram que parece haver uma incapacidade do organismo em eliminá-la , fazendo essa digestão de forma precária. E daí o  que ocorre?

Trans

Então temos que ter atenção com as gorduras trans,  mas nem todas as gorduras são más?

Sim, nem todas as gorduras são más. O atenção deve ser quanto ao seu tipo e a quantidade de consumo. Muitas pessoas ingerem o tipo errado de gordura e ou consomem com demasiada frequência as gorduras ditas boas.

Importante:  A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras.

 

#CozinhaDaRafinha

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios