O brulée, vem do francês, significa queimado – uma referência à casquinha crocante de açúcar queimado que cobre o creme, leve como uma nuvem. Mas curiosamente, a origem da receita, converge para a Inglaterra.  Escoffier, e os outros especialistas em culinária francesa, se quer citam o preparo em seus livros de registros clássicos. Inclusive, e a maioria deles concorda que o mais provável é que ele tenha vindo mesmo do Reino Unido la pelo século 17.

Leve e de presença marcante na mesa , parece super difícil mas é super fácil de ser feito!!

CrèmeBrûlée

Crème Brûlée

 

300ml de leite integral
300ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
70g de açúcar
6 gemas

♥ Preparo:

Numa panela, coloque as sementes e fava de baunilha com o leite, o creme de leite e o açúcar, e aqueça em fogo baixo sem deixar ferver. Enquanto o leite esquenta, coloque as gemas numa tigela e bata vigorosamente até dobrarem de tamanho. Você vai perceber que ficou um creme claro, bem leve e fofo. Com uma peneira, misture o leite morno com a gemas e mexa até que todos os ingredientes se incorporem.

Leve ao forno em banho maria por aproximadamente 30 minutos. Temperatura do forno 180 graus.

Deixe esfriar até a temperatura ambiente, e  levá-los a geladeira por, no mínimo, 3 horas.

Toque final : Antes de servir, salpique um pouco de açúcar, e aos poucos, com a ajuda do maçarico se vc tiver vá derretendo e caramelizando o açúcar. Cuidado para não queimar muito o açúcar senão ficará aquele gosto amargo.

 

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios