O chá verde é uma planta medicinal originária da China e da Índia, rica em cafeína, que é mundialmente conhecida devido as suas propriedades medicinais emagrecedoras. O chá verde pode ser utilizado como remédio caseiro para emagrecer e seu nome científico é Camellia sinensis.

 

chaverde

 

Afinal , para que serve o chá verde?

Todo mundo vem falando muito deste chá, tem 1001 marcas no mercado mas afinal para que serve? Bom, o chá verde melhora as defesas naturais do organismo e ajuda a controlar a glicose sanguínea e combater a osteoporose. Um estudo realizado no Japão publicado na revista Obesity (2007) constatou que a ingestão regular pode diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo que diminui a circunferência da cintura.

A bebida de chá verde atua como um termogênico natural que auxilia na perda de peso. Também é auxiliar no processo de fortalecer o sistema imunológico, por conter catequinas, um fitonutriente da família dos polifenóis que possui potente ação antioxidante.

Mas o que muita gente não sabe,  é que o chá verde também possui propriedades cosméticas! As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduz a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato. Ótimo para quem tem cabelos oleosos, basta fazer um chá e usar como um último enxágue após lavar o cabelo.

O consumo de chá verde melhora a hidratação, firmeza e elasticidade da pele. Os flavonoides também melhoram o fluxo sanguíneo, ou seja, melhoram a microcirculação o que facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele. Isso promove aumento de elasticidade e diminuição da rugosidade, além de proporcionar uma melhora no teor da umidade da pele.

O chá verde parece ter efeito inibidor em bactérias que temos na boca combatendo o mau hálito, dor de garganta e cárie

Outro estudo mostra mais um  beneficio do chá verde : De acordo com um estudo realizado na Universidade de Chongqing (China), o chá verde poderia ser muito benéfico para a memória e para a localização espacial.

 

Propriedades do chá verde

O Chá Verde é o chá , comercialmente fabricado,  menos processado, o que permite que ele conserve as suas propriedades, o que faz com que possamos usar muito mais dos seus benefícios.

O chá verde possui flavonoides, cafeína, pigmentos, carboidratos, aminoácidos, vitaminas B, E, C e minerais, como o cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Possui ação antioxidante, anti-inflamatória e hipoglicemiante.

 

Conservação e Preparo do Chá Verde

Para conservar todas as suas propriedades do chá verde, guarde-o em um lugar fechado, escuro, fresco, seco e arejado.

O ponto ótimo da água para preparar o chá-verde, quente ou gelado, é quando a água estiver começando a ferver. Deixe o saquinho na água por um tempo de 5 minutos. Mais fácil, impossível, não é?

Dicas de preparo:

O chá verde é um chá medicinal que usado , que preparado corretamente, de acordo com a tradição milenar Oriental, faz com que sua propriedades sejam melhor usufruídas:

  • Esperar 2 min após a água ferver para fazer o preparo por infusão
  • Não deixar passar os 5 minutos de infusão,pois o chá ficará amargo.
  • Beber até 20 min após as refeições e de preferência até às 17:00
  • Não reaquecer o chá!
  • Para diminuir a concentração de cafeína do chá deve-se fazer uma primeira infusão de 1 minuto, coar a erva, desprezar a água e voltar a fazer a infusão de 4 minutos. Coe e tome em seguida.

 

Atenção as contra indicações!!

Importante falar sobre o outro lado da moeda…. Não é recomendável o consumo de chá,  nem meia hora antes nem meia hora depois das refeições pois dificulta a absorção do ferro dos alimentos.

Grávidas e lactantes devem evitar o chá também, pois os taninos contidos no chá podem causar vomito. O chá verde possui também a teofilina (estimulante semelhante à cafeína) e outras propriedades que podem ajudar a promover a elevação da pressão arterial, daí existirem pessoas que podem ter insónias e/ou perturbações do sono.

Mais importante disso tudo é ter sempre acompanhamento de um medico/nutricionista.

 

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios