A calda é a base para varias receitas.  Cada um com uma consistência, um ponto e para uma utilidade.

Mas você sabe onde e como usar? Tem dúvidas em qual medida de açúcar e agua usar?? Então vamos la!

Para cada uma parte/medida de água, usamos 2 partes/medidas de açúcar.

Pontos da Calda:

Fio fino:

fiofino

Ponha uma xícara de açúcar e meia de água na panela e deixe no fogo por 17 minutos. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio fino e firme.

Fio forte:

FioForte
Deixe a calda engrossar um pouco mais do que para o fio fino. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio grosso e resistente.

Bala mole:

BalaMOle
Deixe a calda no fogo por apenas oito minutos. Com uma colher, pegue um pouco e ponha em um recipiente com água fria. Estará no ponto quando, ao retirá-la da água, se formar uma bola que perde a forma.

Bala dura:

Baladura
Deixe a calda no fogo por 13 minutos. Ponha um pouco em um recipiente com água fria. Com a ponta dos dedos, retire da água e faça uma bolinha. Estará no ponto se a bolinha mantiver a forma.

Vidrada:

VIdrada

Leva cerca de 17 minutos para atingir esse ponto. Com uma colher, pingue um pouco da calda em um copo com água fria. Ela logo se solidifica, fazendo um barulho de vidro quebrado. É usada para banhar docinhos e maca do amor. Mas nesse caso, costuma-se acrescentar um pouquinho de vinagre, para dar brilho à calda.

 

Pérola e mel:

Mel

Pérola é quando a calda, após cinco minutos de fervura, cai em fio formando uma bolinha na ponta. O de mel é obtido quando a calda começa a engrossar e, ao ser friccionada com os dedos, tem a consistência semelhante à do mel.

Caramelo:

caramelo
Numa panela, leve somente o açúcar ao fogo e deixe se derreter até ganhar a cor dourada. Depois acrescente aos poucos a quantidade de água indicada na receita, mexendo sempre até o açúcar se dissolver. A proporção ideal é, para cada xícara de açúcar, 1/4 de xícara de água. Lembre-se de que, quanto mais cozinhar, mais grossa ficará a calda.

 

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

 

Anúncios