garam masala

Massala ou Garam Massala é um mix de temperos da cultura indiana bastante comentado no mundo das dietas e muito recomendado por acelerar o metabolismo.

Bom, segundo a dieta ayuvérdica, um dos segredos para que se coma pouco é colocar os sabores doce, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante numa única refeição.  Pois bem, juntos os indianos entendem que eles ajudam na digestão, na absorção adequada de seus componentes e na queima de gordura.

Mas como unir esses sabores? A Medicina Ayurveda acredita que através de uma mistura de ervas e especiarias tudo isso será feito e fará ainda mais, também ajudará a digerir toxinas, purificando o corpo e a mente!  Esta medicina entende que estamos tão acostumados com os temperos em nossa cozinha que muitas vezes nem nos damos conta de que possuímos uma verdadeira farmácia ao alcance de nossas mãos, para tratar e prevenir enfermidades.

Bom, a Massala tem esse nome por ser muito forte e causar uma sensação “quente” ao ser consumido e também por ser comumente usado em pratos quentes.  Ele não possui uma receita fixa, pois em cada lugar da Índia a receita é diferente, e cada família tempera o seu massala com o que mais gosta por isso os ingredientes variam muito.

Mas como fazer o Massala?

Masala

Citaremos uma receita mais padrão mas voce pode ir personalizando também a seu gosto.

O preparo é bem simples: primeiro,  uma série de sementes e temperos são salteadas em uma frigideira e depois a mistura é moída, até tornar-se um pó fino. O armazenamento também é bem simples, basta colocá-lo em um recipiente bem fechado e manter em local fresco e escuro, que ele irá durar por até 3 meses sem estragar.

Receita: 

1 colher (sopa) de cominho em pó
1 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó
1 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó

Em uma frigideira tostar rapidamente todos os ingredientes, como se fosse fazer uma farofa.(Cuidado para não queimar) Assim que estiverem tostados, apague o fogo e está pronto. Armazene em embalagens de vidro.

E com que pratos eu uso o Massala?

Bom, como já deve imaginar, o sabor é bemmmm forte. Entao faça testes colocando bem pouquinho.  Voce pode usar em temperos como frango, legumes, arroz… e estou ate mandando o link de um site que possui umas receitinhas com Massala.

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios