fazerbolo

O que a maioria espera de um bolo é que ele esteja fofinho certo?… mas pra a maioria de nós,  isso é uma tensão pq fazer um bolo não é só colocar tudo na batedeira e mexer como se não houvesse amanhã!! rsrsrsrs Temos nossas dúvidas… quando está assado? quando está bem misturado? e o forno?

Quem faz bolo sempre tem seus truques e suas dicas… então vamos falar dos meus!! kkk

Massa fofinha

Utilize ingredientes em temperatura ambiente.

Segundo as boleiras, ingredientes frescos e em temperatura ambiente são o segredo para uma massa fofa e saborosa. Bater a massa até que ela fique uniforme também é essencial.

Sem murchar

A primeira dica para que a massa não murche é não abrir o forno para “espiá-la” nos primeiros 20 minutos.

Tome cuidado também com o choque térmico: nunca coloque a forma quente diretamente sobre a pia ou em locais com corrente de ar. Deixe o bolo coberto com um pano de prato, em cima do fogão, até esfriar.

A hora de untar

Para que a farinha não fique grudada nas laterais do seu bolo, na hora de untar, passe manteiga na forma inteira e, em seguida, polvilhe farinha apenas no fundo dela. Em seguida, bata a forma dentro da pia, de cabeça para baixo, para tirar o excesso de farinha.

Se preferir, cubra as laterais do recipiente com papel manteiga, para evitar que o bolo grude.

Claras em neve

Bata-as em neve ate ficarem sem clara em baixo. Se mal feito, o processo deixa o bolo quebradiço.Pare de bater assim que começar a formar picos, sem deixar endurecer demais.

Misture as claras de maneira rápida, ainda que manualmente. Desligue a batedeira e misture delicadamente para o areado da clara incorporar na massa sem perder seu volume.

Está pronto?

Faça o teste do palito: abra o forno e enfie o palito bem no centro do bolo. (Nunca coloque nas beiradas pois ele pode estar assado nas bordas mas não no centro).  Se o seu palito sair molhado seu bolo ainda esta cru e deve ficar mais tempo assando e se isso acontecer mas seu bolo já estiver dourado, então cubra seu bolo com papel alumínio para proteger o topo e reduza um pouco a temperatura do forno para evitar que queime.  Se seu palito sair limpo e seu bolo estiver dourado é hora de tirar ele do forno e esperar esfriar para desenformar.

Dicas gerais…

 Se a receita pedir gemas, bata-as bem, para evitar que a massa fique cheirando ovo.

Antes de misturar ingredientes em pedaços como castanhas, passas e chocolate envolva-os com farinha. Isso faz com que se espalhem de forma mais uniforme pelo bolo.

O forno deve sempre estar pré-aquecido. Antes de iniciar o preparo do bolo ligue o forno na temperatura que a receita aconselha. Um forno demora em média 20 minutos para aquecer, se ele ainda está com a porta embaçada é porque não está quente o suficiente.  A temperatura ideal do forno para assar um bolo comum geralmente é de 180°c, ou seja, forno médio. Mas fique atenta: quanto mais densa e pesada for a massa de bolo menor deve ser a temperatura do forno para que ele asse bem por dentro e não queime por fora.

Siga as medidas de cada receita.

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios