tapioca3

 

Falaremos de um alimento típico das regiões Norte e Nordeste do Brasil  , técnicamente chamada de goma de tapioca,  que é a fécula extraída da mandioca.  A Tapioca, ou beijú,  é o prato feito a partir dessa goma, que quando peneirada sobre uma superfície quente, coagula-se formando uma massa semelhante a uma panqueca. 

Dizem que a tapioca surgiu na época da colonização E o consumo pelos portugueses era tão comum que a chamaram de “Pão do Brasil”. Gostaram tanto da iguaria que começaram a incrementar seus recheios.  Cada localidade tem sua forma particular de consumir a Tapioca, o mais comum é comer  apenas com manteiga ou margarina, em alguns locais com queijo coalho e goiabada, leite condensado e coco ralado, carne seca com queijo, mas quando se fala em tapioca para o turista as receitas ganham uma grande variedade de recheios que tornam essa uma iguaria incrível e com infinitas possibilidades.

 

Composição nutricional da tapioca

Por ser feita a partir da fécula de mandioca, tem como principal nutriente o carboidrato (amido), além de baixo teor proteico e de fibras. Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 grama de proteína.

Contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, teor de sódio baixo.

A tapioca é LIVRE DE GLUTÉN, sal e gordura hidrogenada, por isso é uma ótima opção para substituir o pão. Mas é constituída por um carboidrato simples, ou seja, seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo.

tapioca2

Preparo

Para preparar a Tapioca você vai precisar apenas de frigideira antiaderente e uma peneira com malha média. Mas atenção, você não precisara untar a frigideira a massa se soltará sozinha.

– Pré-Aqueça a frigideira em fogo baixo.
– Coloque cerca de 3 colheres bem cheias de goma hidratada na peneira.
– Peneire os torrões até cobrir toda a superfície da frigideira.
– Deixe por cerca de 40 segundos e quando o disco começar a se soltar é só virar colocar o recheio e deixar por mais 40 segundos. Se quiser uma massa crocante deixe por mais tempo na frigideira.
– Após colocar o recheio é só servir como achar melhor, pode ser enrrolada, em meia-lua ou em disco.

Eu tenho um pouco de dificuldade ainda para fazer uma tapioca linda como a das tapioqueiras profissionais mas melhorei bastante vendo uns videos… vale a pena ver o passo a passo para quem ta começando.

Importante: Não há contraindicações para quem quer consumir a tapioca. Mas é importante sempre o acompanhamento de uma nutricionista para qualquer mudança alimentar.

 

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

 

Anúncios