Azeite já é algo bem gostoso e dá um brilho aos nossos pratos. Mas com poucos ingredientes, é possível transformá-lo em um tempero sofisticado que dá um toque especial a qualquer receita.

AzeiteAromat

Recipiente

Para elaborar o azeite aromatizado, deve-se primeiro ter alguns cuidados para esterilizar o recipiente que o receberá. Então, ferve-se água para higienizá- lo. Deixe-o na fervura por cerca de três minutos, junto com a tampa. Depois, mais cerca de três minutos emborcado. Por fim, deixe escorrer e só utilize quando seco.

Utilize , de preferencia, garrafas / embalagens que possam ser hermeticamente fechadas.

Armazenagem 

Para armazená-lo, deve-se ter o menor contato possível do oxigênio e os ingredientes completamente submersos no azeite, a fim de conservá-los melhor. Por serem menos estáveis que um azeite comum ( sem aroma), é interessante etiquetá-los com sua respectiva data de fabricação.

Feche bem depois de pronto e deixe em lugar escuro, longe do calor, durante cerca de um mês antes de usar.  Usando este método, os azeites aromatizados apurarão o sabor e  podem ser mantidos até um ano.

Aromatização

Bem, as bactérias não se desenvolverão no azeite, mas podem crescer na água. Então, é absolutamente proibido qualquer água no seu azeite aromatizado então todos os ingredientes devem estar absolutamente secos.

Raminhos de alecrim seco ou tomilho são visualmente muito atraentes em uma garrafa e muito saborosos. Outras ervas secas que você pode querer considerar quando aprender a aromatizar azeite são manjericão, estragão, folhas de orégano, louro, salsa e hortelã.
Você pode comprar suas ervas prontas e secas numa loja ou secar em sua própria casa.

Quer secar as ervas em casa? Você vai precisar lavar cuidadosamente as suas ervas frescas, seque, coloque em cachos atados com corda, e em seguida, deixe-os ‘de cabeça para baixo’.

Quem escolher aromatizar o azeite com ervas frescas, o que não deve ser a sua prioridade, deve lavar bem as folhas e sempre desprezar os talos, que aceleram o processo de decomposição do produto.

Na hora de aquecer o azeite, é preciso prestar atenção à temperatura. Quando a receita levar ervas, o óleo não deve ultrapassar os 80ºC, pois a clorofila queima e deixa a mistura amarga. Quem não tiver termômetro, deve retirar o azeite do fogo assim que surjam bolinhas nas paredes da panela.Os azeites podem ser aromatizados com ervas, especiarias, crustáceos, pimentas, tomate e até baunilha, e todo o processo pode ser feito em casa de maneira simples.

 

Vamos as receitas?

Azeite de Ervas

30 g de salsinha
10 g de sálvia
10 g de tomilho fresco
10 g de orégano
15 g de alecrim
500 ml de azeite

♥ Preparo

Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.
(Receita do Alex Atala)

Azeite de Manjericão

1 maço de manjericão

água

300 ml azeite de oliva ou óleo de canola

♥ Preparo

Cozinhe as folhas de manjericão em água fervente por mais ou menos 1 minuto. Escorra e coloque na água com gelo. Escorra novamente apertando com as mãos até retirar o exesso de água. bata bem no liquidificador com óleo de canola.
Coloque numa panela em fogo baixo por 5 minutos, até que o óleo fique bem verde. Coe com o pano. Fonte: Mesa pra dois.

 

Azeite de Alho

250 g de alho

500 ml azeite de oliva

♥ Preparo

Retire a casca do alho: aqueça uma panela com água e deixe-o imerso por cerca de 5 minutos.
Dispense a água e descasque-o. Bata no liquidificador com o óleo ou com o azeite. Guarde na geladeira.

Azeite de Tomate

 350g de extrato de tomate

1l de óleo de canola ou azeite de oliva

Sal

♥ Preparo

Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Deixe por cerca de 2 horas, mexendo algumas vezes para que o extrato não grude no fundo. Pare de mexer e continue aquecendo a mistura por mais duas horas, no fogo baixo e em banho-maria. Retire do fogo e espere esfriar. Passe por uma peneira com um pano e descarte o extrato de tomate restante.

Azeite de Pimentas

500 ml de azeite

10 grãos de pimenta de cada (do reino preta, do reino branca e de pimenta rosa)

♥ Preparo

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 10 grãos de pimenta de cada (do reino preta, do reino branca e de pimenta rosa) . Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora

Azeite com Limão Siciliano

2 ou 3 limões silicianos

250ml azeite de oliva
♥ Preparo
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.

Azeite de Hortelã

1/2 maço médio ou 56 gramas de hortelã

1/2 xícara (chá) ou 100 gramas de azeite de oliva

1 colher (chá) ou 2,5 gramas de sal

♥ Preparo

Lave a hortelã, seque com toalha de papel e separe somente as folhas. Branqueie a hortelã: coloque as folhas rapidamente em uma panela com 1/2 litro de água fervente, tire com uma escumadeira e coloque em uma tigela com água bem gelada.  Escorra a água e coloque as folhas de hortelã no copo do processador e junte o azeite e bata por 2 minutos. Coe em uma peneira de malha fina.

 

Harmonização

Azeite com manjericão para saladas.

Azeite de hortelã harmoniza com quibes, pratos com carneiro e carne suína.

Azeite com erva-doce para peixe cozido.

Azeite com Oregano para cordeiro.

Azeite com alecrim, para cordeiro, carne de porco, coelho ou frango.

Azeite com cebolinha como guarnição ideal para saladas e sopas de tomate, recheio de batatas assadas e pratos de ovos.

Azeite com Louro para peixes, cacas, legumes ou feijao.

Azeite com salsinha para sopas, frango ou vitela.

Azeite com salvia para carne gorda de porco, pato ou figado.

Azeite com pimentas para carnes, queijos e embutidos.

 

Bjs!!

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios