limao

Tomar em jejum 1 copo de água misturada com suco de um limão sem açúcar é uma pratica indicada por muitos nutricionistas.

Mas porque (e pra que!?) essa prática é indicada?

Bom, os benefícios da água já é sabido por todos, tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos. E o limão têm compostos que estimulam a produção da bile. A substância, produzida no fígado e armazenada na vesícula, é liberada no intestino que  facilita a absorção dos nutrientes.

 

Benefícios da água com limão

 

  • Os limonóides presente nas frutas cítricas, têm ação direta no fígado e promovem a detoxificação através da eliminação de toxinas e substâncias cancerígenas. Além dessa propriedade esse composto é citado nos estudos como importante para reduzir sintomas de ansiedade, combater a depressão e reduzir gordura no sangue;
  • A vitamina C é importante para o sistema imunológico, fazendo sua fortificação, além de participar das vias da lipólise (queima de gordura no sangue);
  • Apesar de ser um alimento ácido para o nosso paladar, devido ao ácido cítrico, o limão é um alimento com potencial de alcalinizar o sangue humano. O ácido cítrico se transforma em um sal alcalino, capaz de neutralizar a acidez tanto do estomago quanto do sangue após absorvido. Assim, temos um pH do sangue mais alcalino e saudável, importante para prevenção das doenças cardíacas, fortalecimento da imunidade, proteção contra câncer, redução dos sintomas do estresse e auxílio na eliminação de gordura devido a eliminação de toxinas pelo sangue.   Assim, o  limão, cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais e no sistema de formação e manutenção óssea, além de prevenir a formação de cálculos renais.

 

Por que é indicado a água morna ?

  • A água morna, indicada por muitos, é devido ao potencial do líquido nessa temperatura de auxiliar eliminação de gordura presente na parede do sistema digestivo, ajudando a eliminar a gordura visceral (Aquela que teima em acumular-se na linha da cintura)

visceral

  • Tomar em jejum é recomendado pois, neste momento estamos com o organismo mais livre e a detoxificação parece ser potencializada e mais eficaz.
  • Sendo tomado em jejum ajuda a hidratar o sistema linfático.

            Mas a água pode ser gelada?

Segundo especialistas a água gelada é termogênica, ou seja, o organismo gastará  mais calorias para equaliza-la a temperatura do corpo. Isso acelera o metabolismo. Em jejum, a água gelada dará sensação de mais saciedade.

aguaComLImao

Receita : Água com limão

Misture 200 ml de água (gelada ou morna) com o suco de ½ limão espremido.

Bjs!! 😀

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além das receitas, dicas e truques da nossa cozinha

 

Anúncios