É melhor cozinhá-lo com ou sem a casca? Preciso usar papel alumínio? Com o que combina? e primeiro de tudo.. de que carne é feito o tender?

tender

Nos anos 60, uma empresa de alimentos lançou um presunto …uma carne de pernil de porco temperado e defumado em cuja embalagem aparecia a expressão “tender made” (do inglês, feito com carinho). Desde então, os consumidores brasileiros — e só eles no mundo inteiro — passaram a chamar o produto de tender e eternizaram sua presença nos festejos de fim de ano.

Como descongelar
Como 100% dos tenders são vendidos congelados, é bom saber como descongelá-lo de maneira apropriada. O ideal é tirá-lo do freezer um ou até dois dias antes do preparo e mantê-lo dentro da geladeira. Lembre-se da velha regra: o congelamento deve ser feito rápido e o descongelamento o mais lentamente possível.

Atenção: Deixá-lo imerso em uma tigela com água tira parte de seu sabor; e em temperatura ambiente, deixa-o exposto a contaminações.

Temperar: 

O tender pode ser temperado com ou sem casca. Sem casca os sabores e aromas da marinada penetrem mais fundo. A casca protege a carne e impede que ela resseque durante a cocção.

O tempero , para os que não gostam da casca, basta mergulhar o presunto em mistura de vinho branco, ervas, mostarda e algo doce, como mel ou geleia de frutas, por, no mínimo, quatro horas antes de assar.

Um tempero bem gostoso é calda com água e açúcar mascavo misturada com suco de laranja. Para quem gosta dele mais salgadinho é colocar nele uma alho batido e suco de limão na carne, com uma seringa culinária. Fazer cortes superficiais na superfície do presunto, deixando-o quadriculado ou cheio de losângos, também facilitam a penetração do tempero. Quem gosta de cravo da índia pode fincar um em cada interseção das linhas formadas com a faca. Na assadeira, é bom colocar mais uma dose de vinho e folhas de sálvia ou alecrim.

O cozimento
O tender deve ser assado lentamente, em forno preaquecido com temperatura média (150ºC – 160ºC). Cada peça de quatro quilos leva cerca de duas horas e meia para ficar pronta. De tempos em tempos, é importante abrir o forno e regar a carne com a marinada.

Não existe uma dica precisa para avaliar o ponto do tender, mas pode-se dizer que ele está pronto quando estiver macio e ainda soltar um pouco de seus sucos quando espetado.  Se for assar sem casca , devem cobrir com papel alumínio, que protege da perda excessiva de líquidos.  Existe a opção de usar aqueles sacos plásticos que assam e vão ao forno.

Quando o assado estiver quase pronto, o ideal é aumentar bastante a temperatura do forno para ele dar uma douradinha por fora.  A dica é pra que  gosta de geleia de damasco, é passar neste momento.

 

Bjs!! 😀

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além da”s receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios