Eu provei esse prato em um restaurante e fiquei maravilhada e um amigo dividiu comigo a receita. E como na ceia de Natal o bacalhau está sempre presente, vale a pena a dica 😀

 Hoje o “Sua Receita” é do Robson Rocha , que com todo carinho nos ensina este prato delicioso!!!

  nata1

 Bacalhau na Nata do Robson

1Kg de bacalhau

+- 750 gr de batatas

2 a 3 cebolas

Molho: 

Cebola e alho para refogar.

3 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa farinha de trigo

150 ml de leite

Uma pitada de Nós moscada

Sal e pimenta a gosto

500 ml de creme de leite fresco

Crosta:

Queijo Parmesão

Farinha de rosca

 

♥ Preparo

Comece dessalgando o bacalhau, de preferencia 24h antes. Troque a água repetidas vezes, a última água trocada é que será fervido o bacalhau.

Descasque a batata e corte em rodelas finas (tipo portuguesa).

Corte as 2 ou 3 cebolas em meia rodelas.

Ferva o bacalhau com sua última água por no máximo 5 minutos, reserve 100ml dessa água; Desfie-o em lascas, retirando sua pele e espinhas, coloque numa tigela refratária.

Em outra panela, afervente a batata junto com a cebola no máximo 3 minutos, isso para que as batatas continuem durinhas e não desmanchando. Após a fervura, escorra tudo e misture as batatas e cebolas junto ao bacalhau desfiado. Reserve.

Molho:  Em fogo baixo, derreta duas colheres de sopa de manteiga e depois jogue duas colheres de sopa de farinha de trigo, e mexa até ficar uma massa homogenia, vá acrescentando o leite e mexendo até ficar pastoso ( sem encaroçar a farinha).

Em outra panela, derreta uma colher de sopa de manteiga e refoque a cebola picada e o alho, após dourar, acrescente o creme de leite fresco e misture, junte o nós moscado, a pimenta e os 100 ml da água do bacalhau que estava reservado. Misture tudo e deixe ferver, prove e se precisar ajuste o sal.

Junte ao conteúdo da outra panela ( manteiga + farinha) e vá mexendo até a consistência desejada, de preferencia um caldo mais grosso( Não tem problema se ferver).

Crosta: Misture o queijo parmesão a farinha de rosca para obter um gratinado em crosta. Média de duas porções de queijo para um de farinha.

Montagem:  Em um refratário, acrescente o molho ao preparo que estava reservado de bacalhau+cebola+batata . Cubra com o queijo parmesão com farinha de rosca e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos.

 

Dica:

 

Bjs!! 😀 Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além da”s receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios