lentilha1Esta não pode faltar em nossa mesa de réveillon. Não somente pela tradição mas por seu potencial nutritivo: as lentilhas estão entre as melhores fontes de ferro dos alimentos in natura, são ricas em fibra, que reduz o colesterol e promove a saciedade, e são boas fontes de proteína. Além disso, fornecem grandes quantidades dos dois tipos de vitamina B e seis minerais essenciais.

Quanto a escolhe-las, é importante verificar se são uniformes, com a mesma cor, firmeza, leveza e secura. Outra dica é estocar lentilhas em local fresco e seco. Assim como o tempo, a exposição ao calor e a umidade dificultam o cozimento. 

Em todos os sites de culinária leio que lentilha não precisa ficar de molho. Eu, Rafinha, aprendi com a minha mãe que a deixa-las de molho  sim ( de 2 a 4 horas em água em morna/fria): um motivo é reduzir a fermentação dos grãos ao cozinha-las e outro motivo é diminuir o tempo de cozimento.

  • Tempo de cozimento na panela de pressão: Média 10 minutos após chiar.

Lentilha da Sorte

1 pacote (250g) de lentilha

150g de bacon

150g de linguiça tipo calabresa

1 cebola média

Folhas de louro (Opcional)

4 dentes de alho

1/2 pacote de sopa de cebola (Opcional)

Sal e pimenta do reino à gosto

♥ Preparo

Escolha e lave as lentilhas. Deixe-as de molho por no mínimo 2 horas na água, em temperatura ambiente ou morna.

Em uma panela de pressão, refogue com apenas um pingo de azeite o bacon e a linguiça calabresa picadinhos, após estarem bem dourados adicione a lentilha e o louro. Coloque água até cobrir todo o alimento (6 xícaras de água na média). Deixe cozinhando na pressão no fogo baixo por volta de 10 minutos contados após a panela chiar – Este é o tempo mínimo de cozimento da lentilha e pode variar para cada tipo de fogão e grão.

Após estes minutos veja se a lentilha já está bem cozida, caso contrário coloque mais um tempo na pressão até que ela comece a ficar mole mas não desfazendo (Sempre de 5 a 10 minutos).

Após estar no ponto de cozimento desejado, refogue a cebola picada e o alho picado ate ficarem bem dourados. Adicione a lentilha. Misture tudo e adicione sal e pimenta a gosto. Caso prefira adicione também a sopa de cebola.

Dica: Você pode adicionar cenouras no momento do cozimento.

Bjs!!  😀 

Rafinha

Anúncios