O reveillon está aí….e com ele , tradições e superstições rsrsrs

Esta última vem de várias formas,  como no costume generalizado de usar branco para atrair paz e harmonia, ou à meia-noite saltar sete ondas, tem os que acreditam que terão sorte financeira guardando louro na carteira… 

Mas além da forma de comemorar a chegada do ano novo, tem também as superstições ligadas aos alimentos consumidos, normalmente a mesa da ceia de ano novo vem recheados de significados!! Até mesmo os menos supersticiosos costumam não deixar de lado certos costumes, a fim de garantir bons fluidos. Vale sempre a pena atrair coisa boa ;D

Então vamos falar um pouco das curiosidades e  superstições “gastronômicas” de Reveillon…

lentilha

Lentilha

O costume de comer lentilhas na noite da passagem de ano é comum não só no Brasil, mas também em outros países da América do Sul. O alimento está associado à sorte financeira, já que as sementes são semelhantes a moedas. O hábito tem origem italiana, tendo sido
trazido ao Brasil pelos imigrantes.

 

romaRomã

A romã é símbolo de fertilidade e prosperidade. Isso porque é uma fruta com muitas sementes, o que significa florescimento, remete a nascimento e à abundância”, explica Wanessa. Segundo os supersticiosos, três sementes da romã devem ser guardadas, secas, na carteira, ao longo de todo o ano. Além disso, pela sua cor rosada , algumas pessoas         acreditam que comer romã trará sorte no amor.

champgChampanhe

Champanhe é sinônimo de comemoração. A bebida simboliza alegria e abundância. Até mesmo o estouro da rolha, com o som característico, remete à importância do evento.

 

 

 

uvaUvas

As uvas são sinais de prosperidade. A tradição ensina a comer doze bagos da fruta, sendo um para cada mês do ano. A cada bago, deve-se fazer um pedido. Os caroços devem ser guardados na carteira ao longo de todo o ano. Devido ao fato de o vinho ser feito de uvas, a bebida também é associada a conquistas.

cordeiroCarnes

De acordo com a tradição, não é indicado ingerir aves, como peru e frango, na noite da passagem de ano. Isso porque aves são animais que ciscam para trás e possuem asas. Essas características sugerem que não haverá avanços no ano novo, podendo ocorrer retrocessos, assim como as conquistas poderão ir embora com facilidade.” Para a data, são indicadas carnes como boi, porco e cordeiro. “O porco fuça para frente, o que simboliza prosperidade.” Peixes não estão contraindicados.

frutassecasFrutas cristalizadas ou secas

Ingerir frutas como pêssego, figo, amêndoas, nozes, avelãs e tâmaras pode significar sorte e fartura.

 

 

 

Beijos 😀

Rafinha