2015 chegou ÊÊÊÊÊÊÊÊ mas estes primeiros dias depois das festas de fim de ano.. ai ai ai… depois de tantas comidinhas e bebidinhas, é complicado né!?

Vamos mudar isso???

detox

Nenhuma dieta equilibrada resiste às tentações gastronômicas das festas do final do ano: essa é a verdade rs  Cozinha da Rafinha propõe tentar tirar a primeira semana de janeiro para se recuperar dos excessos das comemorações e fazer uma alimentação balanceada, para o organismo voltar a harmonia.  Além de revigorar, adotar uma alimentação mais saudável é super importante. E nesse movimento é essencial beber água para repor os sais minerais e limpar o corpo.

suco

Sucos naturais também são super importantes assim como incluir na dieta alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e a temperatura interna corporal, é outra dica de ouro. Gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, aspargos, vegetais fibrosos, como brócolis, acelga e couve, e gorduras vegetais, especialmente a de coco, têm esse poder.

Para aliviar o inchaço dos dias depois das festas, abuse dos alimentos diuréticos, como a erva-doce ou a beterraba, que favorecem a eliminação de líquidos. Chás gelados são refrescantes e também ajudam nessa tarefa.

Uma forma muito saudável de liberar as toxinas armazenadas no corpo é exercitar-se. Tire um dia para atividades que aceleram o metabolismo, como andar de bicicleta, nadar ou correr. Com ou sem exercícios,  o importante é começar o ano completamente revigorado e incorporar esses hábitos mais saudáveis na sua rotina.

Veja, agora, como se recuperar dos principais excessos das festas de Natal e Ano-Novo:

  •  Para limpar: chás de macela, erva-picão e erva-cidreira são excelentes. Você pode tomar até 1 litro de chá por dia, alternando os tipos, se quiser variar. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa, tome durante 20 dias um copo de água com 20 ml de couve batida no liquidificador.
  •  Estômago e intestino sensíveis: o melhor é ingerir bastante líquido e carboidratos complexos, como o dos pães integrais, para repor a energia. O chá de boldo (sem açúcar) melhora o enjoo. Evite carne vermelha (para não sobrecarregar o fígado também), queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto e biscoitos.
  • Para curar a ressaca: beba muita água de coco, rica em potássio, e coma massas e batata, que ajudam a repor a energia. Tomar dois ou três copos de um suco feito com uma maçã, meia cenoura, um talo pequeno de salsão e suco de uma laranja também vai ajudar.
  • O que pode entrar no cardápio que ajuda a equilibrar o nosso organismo?
           Fibras, que são carboidratos não digeridos pelo organismo e que auxiliam o seu bom funcionamento, especialmente na limpeza e regulação do intestino são uma ótima dica. Elas são encontradas em alimentos como aveia, açúcar mascavo, linhaça e cereais em geral.
    frutascitr   Verduras e legumes, também devem compor o cardápio, por conterem poucas calorias e serem ricas em nutrientes. Frutas cítricas, como o limão, laranja, kiwi e acerola possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade. Além disso, alguns alimentos devem ser consumidos com moderação nessa fase, é o caso do leite, pães e massas, que devido à presença de lactose e glúten, tem digestão lenta e ação inflamatória.

Beijos,

Rafinha

Anúncios