colagenoO colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas. É encontrado na pele, nos ossos, nas cartilagens, nos ligamentos e nos tendões. Ele é produzido naturalmente no organismo, mas com o avançar da idade o corpo perde 1% de colágeno ao ano resultando no surgimento de rugas, flacidez e aumentando a fragilidade articular e óssea.

Praticar exercícios é sempre bom, mas algumas modalidades como a corrida podem aumentar o desgaste das cartilagens e prejudicar as articulações, devido ao impacto sofrido durante as passadas, que pode chegar a ser três vezes maior do que o seu peso. Para amenizar essa perda, existem várias formas  mas tem uma que está ao nosso alcance no dia a dia e vale a pena investir: uma reposição por meio da alimentação.

Vamos falar do benefício de alguns alimentos que ajudam nisso…

  1. Vitamina C : O colágeno não pode ser produzido no corpo sem vitamina C. Alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno.
    1. Abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, lichia, kiwi.vitamniina c
  2. Alimentos Antioxidantes: Inclua antioxidantes na sua dieta pois combatem os radicais livres. Estas são moléculas que impedem o funcionamento correto das proteínas, e na ausência de radicais livres, a produção de colágeno e elastina pode ser aumentada.
    1. Tomates, cenouras, soja, linhaça e chocolate meio amargo são alguns exemplos de alimentos que contêm antioxidantes que combatem os radicais livres.
    2. Cerejas, uvas, soja  : Estimulam a renovação celular, pois contêm flavonoides, um potente antioxidante.
    3. Frutas vermelhas : São ricas em cianidina e vitamina C, seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.Antioxidantes-naturais
  3. Ácido fólico: um nutriente muito importante para síntese do RNA e DNA, sendo fundamental na replicação celular.
    1. É importante consumir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja.Spinach
  4. Vitaminas B6 e B12- São importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos. Aumenta a resistência óssea.
    1. Os alimentos ricos em vitamina B12 são os de origem animal, tais como produtos lácteos, carne, fígado, peixes e ovos.
    2. A vitamina B6 é encontrada em variados alimentos como figado, salmão, avelã, castanhas, espinafre entre outros.
  5. Silício: Um mineral proveniente de vegetais, indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular.
    1. Aveia e leguminosas  São alimentos ricos em silício,  A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.silicio
  6. Zinco : Ele nunca pode faltar na sua dieta, pois intervém na síntese do colágeno e na elastina, mantendo as fibras em bom estado, além disso também é um grande antioxidante.
    1. Marisco, o peixe, as carnes vermelhas, a gema de ovo, o fígado, os legumes, a sopa e os cereais integrais são alimentos indicados para consumo do Zinco.

Beijos!!

Rafinha

Anúncios