Arroz com Lentilha ou Mjadra é uma delicia de origem persa muito consumido por sírios, libaneses, e judeus de origem árabe. A mjadra era o prato dos pobres, por excelência. Popularizou-se no mundo árabe nos anos 40 e 50 do século passado por conta das sucessivas guerras e migrações. A facilidade de sua conservação e do transporte de seus ingredientes – arroz e lentilhas – ajudou a difundí-lo, sobretudo em períodos de conflitos sociais e guerras.

Dizem que um convidado à mesa de um árabe jamais era recebido com mjadra, pois seria considerado uma ofensa. Porém, se o convidado solicitasse ao anfitrião, antecipadamente, um prato de mjadra, isso significava uma mútua confiança, exigência de austeridade e confissão tácita de humildade por parte do convidado.

Mjadra-arroz-com-lentilhaEntão depois de muita teoria, vamos a prática!!!rs

Arroz com Lentilha com Cebola Frita

1 xícara de arroz branco tipo agulhinha

1 xícara de lentilha

1/2 cebola picadinha

3 dentes de alho amassados

Azeite de oliva

Sal à gosto

♥ Preparo:

Lave o arroz e a lentilha (separadamente), como você costuma fazer com o arroz tradicional e deixe escorrer bastante.

Refogue a cebola picadinha com uma colher de sopa de azeite em fogo médio, até que fique transparente. Junte o alho amassado e deixe refogar até ficar bem dourado. Acrescente a lentilha já lavada e escorrida; Deixe refogar tudo junto por uns 5 minutos em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da sua panela. Coloque água fervendo até mais ou menos dois centímetros acima do nível da lentilha. Deixe ferver por uns 10 minutos em fogo médio, até que a lentilha fique quase cozida.

Agora junte o arroz, coloque o sal à gosto e misture. Coloque mais água fervente, até uns dois centímetros acima do nível do arroz. Baixe o fogo e deixe a panela semi-tampada (como fazemos arroz normalmente) até que cozinhe. Desligue o fogo assim que o arroz estiver cozido e sirva após uns 10/15min (Este tempo é um truque que eu uso, este tempo é para que arroz se envolva mais no sabor da lentilha e termine o cozimento).

Cebola Frita

1 cebola pequena cortada em rodelas

Farinha de trigo que baste (+/- 3 colheres de sopa)

♥ Preparo:  Corte as cebolas em meia rodelas. Solte todas e passe na farinha de trigo, como se quisesse empaná-las. Em uma frigideira, adicione um fio de azeite e deixe ficar bem quente. A seguir adicione as cebolas aos poucos para que a temperatura nao abaixe. Deixe-as fritar até ficarem douradinhas. Repita o procedimento até acabar com toda a cebola.

 

beijos!!

Rafinha

Anúncios