picadinhoO picadinho é um clássico da boemia carioca dos anos de 1950.

Sua fama extrapolou os limites do Rio, ganhou São Paulo e hoje é presença marcante em vários estados. Consta em boa parte dos pratos executivos tanto de restaurantes populares, quanto das casas mais gourmets.  O prato inicialmente era servido nos bares da madrugada para aplacar a fome de quem varava a noite. E acabou chegando na charmosa Boate Meia Noite, do Hotel Copacabana Palace, em que virou a celebridade e se mantem até hoje!!

Eu adoro porém já comi uns maravilhosos e outros bem ruins…. Vamos as dicas de como fazer o seu picadinho ficar MARAVILHOSO!rs

  • Como o próprio nome indica, o picadinho deve ter a carne picada em pedaços. E quanto mais rígida é a carne, mais tempo ela precisará ser cozida entao a primeira dica é atenção ao tamanho do corte, ele deve ter pedaços pequenos para agilizar o prato dependendo da opção escolhida.
  •  Outro recurso que ajuda a diminuir o tempo de preparo é a opção da carne mas macia como o filé mignon.
  • Uma das possibilidades para fazer um bom picadinho a partir de uma carne mais dura é cozinhá-la longamente em líquido, até que ela chegue àquele estágio em que desmancha na boca. Uma espécie de carne de panela miudinha e não um autêntico picadinho mas acho que vale pelo prazer de sentir a carne desfazendo… rs
  • O músculo e o acém são carnes que trazem muito sabor ao prato porem devemos ter atenção para que ele não estrague a nossa receita pois precisam de mais tempo para cozinhar.
  • Mantendo a receita mais tradicional você pode: com a frigideira bem quente, saltear a carne por cerca de três minutos, até que ela doure.  Depois reserve a carne já dourada e acrescentam-se os temperos e algum líquido à panela para soltar aquele fundinho que se formou: esse será o molho.

Sempre bem acompanhado : Com arroz, feijão e farofa, com ou sem ovo frito, com ou sem banana à milanesa, os acompanhamentos do picadinho variam com o gosto do freguês. Nesse quesito não há regras e devem prevalecer a criatividade e a preferência pessoal.

E agora que tal fazer um picadinho e arrasar?!rs 😀

Bjs!

Rafinha

Anúncios