NhoqueAnamariaEu amo nhoque mas aquela coisa de farinha pra lá, farinha pra cá, confesso que sempre fico com medo dele ficar pesado ou com gosto só de farinha. Então pensando na gente que quer comer gostoso mas não tem tempo, fui em busca de um nhoque fácil e que mantenha aquele sabor maravilhoso.

Entrei na internet e comecei a buscar receitas e mais receitas… até que achei uma que apesar de super diferente das receitas tradicionais, me parecia ultra gostosa e prática. Com um fim de semana super atarefado só consegui ontem as 23h reproduzir a receita em casa e ficou surpreendentemente UMA DELICIA!!!:D

Ela é diferente pois não cozinhamos o nhoque na água e não leva farinha ( Olha a dieta Paleo super favorecida!!rs) e mais, não tem nenhuma preferencia por batata, pode ser inglesa ou asterix, cozida na água , vapor ou forno: é sem erro!!  Bom, a receita é do site da Ana Maria Braga e confesso que fiz algumas adaptações porque fui pelas minhas preferências mas acho que é a receita de nhoque para iniciantes que vale MUITO ter como carta na manga!!

NhoqueFacilRafinhaNhoque1

Nhoque fácil

Esta é a receita da Ana Maria:

4 colheres (sopa) de margarina (65 g)
2 colheres (chá) de alho picado
6 colheres (sopa) de cebola bem picadinha (65 g)
1 kg de batata cozida e espremida
1 xícara de amido de milho (115 g)
2 gemas
1 sachê de tempero para aves
salsinha picada e sal a gosto

Numa panela coloque a margarina, o alho picado e a cebola bem picadinha e refogue bem. Adicione a batata cozida e espremida, o amido de milho, as gemas, o tempero para aves, a salsinha picada e sal a gosto e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até cozinhar a massa. (+/- 5 minutos). Retire do fogo e deixe amornar.  Numa superfície lisa, polvilhada com amido de milho coloque uma porção da massa, vá enrolando e fazendo rolinhos compridos. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Com uma faca, corte os nhoques (com 1 cm de tamanho) e sirva em seguida com o molho de sua preferência.

Receita Adaptada – Cozinha da Rafinha:

6 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (chá) de alho picado
1 kg de batata cozida e espremida
1 xícara de amido de milho (115 g)
2 gemas
Sal e Pimenta a Gosto

♥ Preparo:

Cozinhe a batata na água com sal, da forma que for de sua preferencia – eu cozinhei com casca pois acho mais prático. Amasse- as com o espremedor.

Em uma panela adicione a margarina, o alho picadíssimo e refoque bem mas não deixe dourar. Adicione a batata espremida, o amido, as gemas, o sal , a pimenta e leve ao fogo baixo mexendo ate cozinhar – de 5 a 8 minutos. ( Esse passo é importante pois a neste momento o amido é absorvido e a massa cozinha com ele totalmente incorporado, a massa fica leve e sem seu gosto característico)

Retire do fogo e deixe amornar. Numa superfície lisa, polvilhada com pouquíssimo amido de milho,  faça rolos compridos com a massa e corte em pedaços de mais ou menos 2cm.

Vá depositando em um refratário embebido no molho de sua preferência. Repita o processo de enrolar e cortar ate que finalize a massa e sirva com o molho de sua preferencia e queijo ralado por cima.

Dicas: 

  • Se quiser gratinar, leve ao forno rapidamente ate que o queijo derreta.
  • Pode ser acrescido o queijo de sua preferencia a esta massa.
  • Pode ser mantida a salsinha picada como na receita original que fica muito bom também, porem acho menos tradicional e retirei – questão de gosto mesmo!
  • A cebola da massa original trás uma crocância ao Nhoque.
  • Se precisar esquentar o Nhoque: Pode ser levado ao microondas ou forno.

Beijos!!

Rafinha

Anúncios