caldeiradaA receita de hoje é uma comidinha que minha mamys amava… cada dia ela inventava um jeito diferente de faze-la. E fazia na panela de barro o que trazia um sabor inigualável.

Caldeirada 

300g de Lula limpa – em rodelas
1 kg de camarão médio descascado
6 a 8 postas de peixe (escolha algum peixe de carne mais firme – eu gosto da Corvina)
350g de mexilhão sem concha
300g de polvo
3 cebolas grandes e 1 pequena
10 dentes de alho
Extrato de tomate
600ml de caldo de peixe (pode ser de camarão)
400ml de leite de coco
2 molhos de Coentro
1 molho de cheiro verde
4 tomates grandes
3 pimentões grandes (um de cada cor)
Azeite
Sal e Pimenta do reino à gosto
Limão para temperar
Louro

♥ Preparo:

Lave o polvo em bastante água corrente, aperte cada ventosa sob a água para retirar toda a areia. Em uma panela, coloque o polvo e deixe cozinhar em fogo alto, sem água para que ele cozinhe em seu próprio líquido, por 30 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo, aguarde esfriar e retire a pele da cabeça. Lave novamente em água corrente e, em um recipiente, deixe-o de molho por 30 minutos em água fria misturada com o caldo de 1 limão para soltar o restante da areia. Escorra, corte em pedaços pequenos e reserve.

Descasque e lave os camarões. Limpe os mexilhões em bastante água corrente e os retire da concha. Escorra e, em uma vasilha, deixe-os de molho no alho, sal e limão. Faça o mesmo com a lula. Reserve.

Lave as postas de peixe em bastante água corrente. Escorra e, em uma vasilha, deixe-as de molho no caldo do limão com sal, alho, pimenta do reino e limão. Reserve.

Pique o coentro e o cheiro verde. Corte em rodelas os tomates, as cebolas grandes e os  pimentões. A cebola pequena corte em pedaços pequenos. Reserve.

Em uma panela grande aqueça um generoso fio de azeite e refogue a cebola picada e 4 dentes de alho esmagados. Quando murcharem, junte as cebolas em rodelas ao refogado.

Acrescente os pimentões, os tomates e o louro ao refogado e misture bem. Quando estiverem bem refogadas adicione o extrato de tomate, uma concha do caldo de peixe (quente) e o leite de coco. Misture. Acrescente os peixes em postas e arrume-os. Não mexa mais neles. Adicione metade da medida do coentro e do cheiro verde picado. Adicione o restante do caldo de peixe, acerte o sal e a pimenta e deixe levantar fervura em fogo baixo até cozinharem.

Assim que a posta estiver semi pronta, faltando uns 10 minutos para estarem no ponto, acrescente o polvo. Faltando 5 minutos para estar ok, adicione camarões e os mexilhões.

Desligue o fogo, salpique o restante do cheiro verde e do coentro. Tampe a panela para manter a caldeirada aquecida.

Bjs!

Rafinha

Anúncios