batataGratinadaEssa receita é maravilhosa, daquelas no estilo comfort food que temos que ter na manga porque é sempre sucesso.

É do livro “Le Cordon Bleu Cuisine Foundations”, uma maravilhosa fonte para quem quer saber sobre os fundamentos da culinária. 

 Batatas Gratinadas

1,5 litro de leite

Noz-moscada ralada

Tomilho, louro e sálvia a gosto

2 dentes de alho

165 ml de creme de leite

1,2 kg de batatas

120 g de queijo tipo Gruyère ralado

Manteiga sem sal

Sal e pimenta

♥ Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190 graus.

Unte um refratário com uma boa camada da manteiga e reserve na geladeira.  Em uma panela, misture leite, noz-moscada ralada, o tomilho, o louro, a sálvia e o alho em fogo médio. Quando levantar fervura, retire-o do fogo e deixe infundir por 5 minutos.  Enquanto isso, lave e descasque as batatas, cortando-as bem finas – Muito finas mesmo! (Não lave as batatas pois o amido é necessário).

Arrume as tiras de batata em camadas bem compactadas na travessa funda untada com manteiga e tempere cada nova camada com sal e pimenta.  Misture o creme ao leite quente depois despeje através de uma peneira fina sobre as batatas. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. As batatas absorverão o líquido e o nível diminuirá.

Cubra com o líquido restante. Repita até que toda a mistura de leite seja utilizada. Tempere a parte de cima e salpique uma porção generosa de queijo ralado. Cubra o prato com papel alumínio. Coloque no forno para assar por 1 hora ou até que as batatas sejam facilmente perfuradas com uma faca.

Retire a folha de alumínio e leve o prato novamente ao forno para dourar. Retire do forno e deixe descansar por 5 a 10 minutos antes de servir.

Bjs!

Rafinha

Anúncios