polenta-cremosaAtribui-se aos romanos o pioneirismo no consumo da polenta! Preparavam um prato denominado “pultem”, com grãos de farro esmagados e cozidos com água, de consistência mole, o qual temperavam com queijos, carnes ou molhos diversos. 

Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia no Brasil uma forma de polenta de milho denominada angú, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito.  Para saber um pouco mais desta história, fica a recomendação do livro “Polenta e cia. – Histórias e receitas” que conta a origem deste prato trazido pelos imigrantes italianos no século XIX.

Polenta: Antes um prato para os menos favorecidos ( já que se manteve a tradição deste alimento no cotidiano das famílias camponesas de origem italiana) e agora um prato que ressurgiu com a moda do comfort food e do “remake” gourmet de muitos pratos… Vamos a receita?

Polenta Cremosa

1,5 xícara de fubá

2 xícaras de água para diluir o fubá

600 ml de água

3 dentes de alho picados

1/4 de cebola muito picada

1 colher (sopa) de manteiga

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

2 folhas de louro

♥ Preparo:

Em uma panela coloque a manteiga para derreter e nela refogue o alho com a cebola. Assim que estiver bem dourado, coloque os 600 ml de água e tempere com o louro, o sal , a pimenta ( ou com o tempero que for do seu gosto como caldo de carne, creme de cebola etc.)

Em um recipiente a parte, dilua o fubá nas duas xícaras água da receita que ficou reservada para isso. Mexa até que não tenha nada embatumado ( como diria a minha vó rsrsrs, e quer dizer empelotado rsrsrs).

Após a aguá temperada levantar fervura, despeje o fubá dissolvido. Mexa bem e deixe tampado em fogo minimo, mexendo de vez em quando. Deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até criar uma crostinha no fundo da panela.

Sirva com o acompanhamento de sua preferência.

Opções de Polenta:

  1. Para polenta com queijo: acrescente a receita citada 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado ao final, quando estiver quase pronta.
  2. Muita gente gosta de polenta com leite e não água. Para isso, utilize 2 xícaras (chá) de leite na receita acima ao invés de água.
  3. Para que  gosta de gorgonzola na polenta: no momento de servir, coloque fatias de gorgonzola no prato e por cima coloque a polenta. O calor da polenta derreterá o queijo; Mas, se quiser acelerar o processo, você pode colocar o prato alguns instantes no forno. Mas cuidado para não se queimar ao retirar e servir o prato!
  4. Opção de polenta incrementada:
    • 2 colheres de Requeijão
    • 2 colheres de queijo ralado
    • 1 caixa de creme de leite

Após colocar o fubá dissolvido na água temperada,  mexa bem e deixe tampado em fogo minimo, mexendo de vez em quando. Um pouco antes de ficar pronto, misture requeijão, queijo ralado e o creme de leite.

 

Bjs!!

Rafinha

Anúncios