cognitionCognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.  De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

Existem formas de melhorar ou maximizar o desempenho cognitivo do seu cérebro…. uma delas é através dos alimentos. É uma opção que está ao nosso alcance , e ao incluí-los na nossa rotina podemos melhorar o raciocínio, a criatividade, a atenção e a memória, o que significa, muitas vezes, ser mais produtivo!!

Vamos a lista!

Setembro é o mês de incentivo para comer peixesPEIXES

Consuma principalmente os de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, arenque,
anchova e atum. O ômega-3 presente em grande quantidade nesses peixes protege os neurônios e facilita a comunicação entre eles, aumentando a atividade cerebral e melhorando a performance cognitiva.

frutasverdurasFRUTAS E LEGUMES

As chamadas frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo, açaí, morango e cereja), a acerola, o kiwi, a laranja, a cenoura e a abóbora são alimentos ricos em antioxidantes capazes de proteger os neurônios e melhorar o fluxo sanguíneo vascular cerebral.

ovoOVOS
Trata-se de alimento rico em colina, que estimula a atividade cerebral, participa da formação de novos neurônios e ajuda a reparar as células cerebrais. Esse nutriente também é a matéria-prima para produzir a acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.

CEREAIS INTEGRAIS, VEGETAIS VERDE ESCUROS, LENTILHA, GRÃO DE BICO E CARNES
A principal função do complexo B proveniente desses alimentos é colaborar com o desenvolvimento dos neurônios e com a troca de informações entre eles.

CARBOIDRATOS INTEGRAIS
Eles mantêm a glicemia (açúcar no sangue), principal fonte de energia do cérebro.

 

Bjs!

Rafinha

Anúncios