detoxTodo mundo tem curiosidade sobre esta palavra…

Parece óbvio, mas o quesito principal para um suco ser considerado detox é: ele precisa ter algum componente que limpe o organismo e o órgão que faz essa varredura é o fígado.

Detox é o que faz o fígado trabalhar de maneira mais plena, podemos dizer assim, por isso, os ingredientes escolhidos devem estar relacionado aos benefícios que causam ao fígado. Entre os mais recomendados estão a couve, o brócolis, as berries (mirtilo, goji berry, framboesa), os cítricos – adicionar raspas das cascas de limão ou laranja é uma das sugestões –, entre outros. Um suco detox ao dia não vai garantir que o fígado funcione perfeitamente e, como destaca Patrícia, a necessidade de desintoxicação é proporcional ao tanto que você intoxica o seu corpo e o seu fígado. Por isso, cada caso é um caso. Mas vale lembrar de alguns fatores que podem fazer mal ao fígado: alimentação desregrada, álcool, pílula anticoncepcional, drogas, antibiótico.

 O melhor horário para o detox

O melhor horário para o fígado absorver os nutrientes do suco detox é à noite. Pela manhã, como costumam indicar, também faz bem, já que é o momento em que o estômago está vazio. Neste horário ele tem um efeito digestivo bom. Tomar ao acordar é uma maneira de despertar o organismo de forma lenta e leve. Mas o ideal é consumir o suco detox uma hora após o jantar, já que durante noite é quando o corpo desintoxica melhor.

Congelar as frutas facilita a vida
Claro que quanto mais frescos os ingredientes do seu suco ou smoothie, melhor. Mas, para facilitar o preparo (e a vida) a dica é ongelar as frutas. Assim você terá tudo a mão e fugirá da desculpa da preguiça de preparar os alimentos. A dica é higienizar, cortar e separar na porção que será usada. O ideal é armazená-las num pote de vidro ou saco plástico com fecho hermético indicado para congelados. Quase todas as frutas congelam bem. Entre elas estão banana, morango, manga, mirtilo, frutas vermelhas…

 Quanto menos coar, melhor

Tudo depende do objetivo, mas o ideal é não coar para não perder as fibras das frutas. As fibras aumentam a saciedade e ainda trazem benefícios para quem tem problema com o colesterol, com gordura abdominal, com diabetes, entre outros. Ao coar, você não perde nutrientes, mas diminui os benefícios da fruta por conta da diminuição do seu conteúdo fibroso.

Bjs!!
Rafinha
Anúncios