Dia dos namorados já é amanha e para quem gosta de preparar algo a dois para esse dia, a primeira coisa que vem a cabeça é o Fondue.fondue6

A origem do fondue , segundo algumas fontes  é a Suíça. Feito à base de queijo ou chocolate, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, em meio ao rigoroso inverno suíço. Os camponeses que moravam em regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Assim, começaram a utilizar o queijo (já que eram produtores de leite) como principal ingrediente de uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva. O queijo ficava no fogo e cada camponês mergulhava pedaços de pão no creme de queijo derretido.

E como fazer esta delicia em casa? Vamos as dicas…

  1. fondue7Para preparar esta delicia de forma pratica, voce precisa ter uma panelinha de fondue ou o chamado réchaud, que é formado por uma panela especial para cozimento da fondue.
  2. Os modelos de réchaud variam, podendo ser feitos de cerâmica ou metais como o cobre, a ágata ou o ferro. Podem ser elétricos – que é possível encontrar facilmente em supermercados por preços variados ou mais tradicional, que funciona com vela. Ou então você mesmo pode improvisar na sua casa, esquentando uma combuca no fogão de tempos em tempos para o creme não endurecer.
  3. fondue8Para quem ainda vai comprar, vale a dica que os réchauds de cerâmica são mais indicadas para as receitas com chocolate, pois são adequadas apenas para manter a temperatura alta e garantir que o preparo continue derretido. Porém, no caso das carnes, em que a temperatura deve ser suficiente para cozinhar o alimento, as versões de metal são mais apropriadas.
  4. Na organização da mesa voce vai precisar : para cada pessoa um prato de preferência aqueles de sobremesa, para descansar o garfo e, se houver fondue de carne, uma faca também. A dica é não economizar no número de espetos: coloque um para cada tipo de fondue, para não misturar queijo no óleo ou no chocolate, por exemplo.
  5. fondue3Além disso, como as fondues salgadas em geral precisam de um tempo maior para que o alimento seja cozido, é interessante oferecer dois garfos para ele, para que o convidado possa comer uma porção enquanto a outra está imersa na panela.
  6. Como as fondues de carne e frango demoram a ficar prontas, vale preparar algumas entradas, como bruschettas e salgadinhos leves, para que ninguém fique com fome.
  7. Aqueles que optarem pelo fondue de carne devem escolher peças mais macias do alimento, como as de filé mignon ou vitela.
  8. Voce tambem pode usar frango nos fondues, assim como bacon e linguiça.
  9. fondue4Depois de escolher a carne para o fondue, corte-a em cubos ou mesmo em lâminas bem finas. O réchaud deverá ter óleo quente a uma temperatura de 160 graus, para garantir o rápido aquecimento do alimento.
  10. fondue5Para os adeptos do fondue de queijo vale a dica de  pão , torradas, embutidos (como o presunto) e batatas fervidas para acompanhar.
  11. Nos casos do Fondue de chocolate,  a sugestao sao frutas picadas (como morango, banana e uva) , marshmallow e biscoitos do tipo wafer. Você também pode apostar nas frutas secas e em farofas doces, como de amendoim ou coco queimado, para deixar o doce mais incrementado.

fondue1Bjs!!

Rafinha

 

Anúncios