escondidinhoInhameEu amo inhame e acho um dos mais fantásticos alimentos… colabora com tanta coisa!!ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajuda a limpar o sangue, ameniza cólicas e sintomas da TPM e é um excelente anti-inflamatório, alem de ser uma delicia!!!!

Essa receita une o útil (e prático) ao agradável rsrs É um escondidinho de inhame. A receita inicial é a do Claude Troisgros mas a cozinha da Rafinha personalizou um pouco.

Escondidinho de filé-mignon com Inhame

700g de inhame

100g de queijo suíço ralado (opcional)

1 gema de ovo

3 claras de ovo

Noz-moscada

Sal e pimenta a gosto

Para o filé mignon:

 

1 kg de filé mignon em cubos

2 cebolas picadas

3 dentes de alho

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres de sopa de extrato de tomate

2 colheres (sopa) de molho inglês

5 colheres (sopa) de azeite

¼ de xícara (chá) de salsinha

3 xícaras (chá) de água

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

♥ PREPARO:

Para o Inhame: Descasque e corte os inhames.  Deixe cozinhar em agua com sal por cerca de 20 minutos. Faça o purê usando um espremedor de batatas, adicione queijo suíço com o inhame ainda quente (caso deseje)  e deixe esfriar um pouco. Acrescente a gema e temper com a nós moscada e a pimente. Acerte o sal. Bata as claras em neve e quando ficar consistente, misture bem devagarzinho com o purê de inhame.

Para a Carne: Leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água para aquecer numa chaleira.

Corte o Filé em cubos. Com um pano de prato limpo, seque bem a carne. Transfira para uma tigela larga ou travessa e polvilhe os cubos com a farinha. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure cerca de 1/3 dos cubos – se colocar tudo de uma vez esfria a panela e a c arne cozinha no liquido que sai dela em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual.

Transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Doure o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (sopa) de azeite antes de cada leva.

Após retirar os últimos cubos, regue a panela com 1 xícara (chá) da água quente e com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho que se formou, apenas até “limpar” a panela, cerca de 1 minuto. Transfira esse caldo para a tigela da carne, passando por uma peneira.

Em outra panela, adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Adicione o extrato de tomate e misture bem. Volte a carne, com o caldo que voce fez e mexa apenas para aquecer. Regue com mais 2 xícaras (chá) da água fervente e misture o molho inglês. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Desligue o fogo.

Montagem: Em um refratário coloque a carne e cubra com o purê de inhame, em seguida com o queijo suíço, e gratine no forno a 180ºC, por 20 minutos, ou até ficar gratinado. Sirva com a salada.

Bjs!

Rafinha

Anúncios