vapor0Delicioso e à vapor na mesma frase?

rsrsrs achamos difícil, né!! rsrs

Todo mundo relaciona esse tipo de cozimento a uma comida sem graça ou pra quem está de dieta e restrição alimentar. Na verdade, se pararmos pra observar, neste cozimento o alimenta é muito mais benéfico pois preserva grande parte dos seus nutrientes e com isso com um super sabor. Um exemplo é o brócolis…O cozimento no vapor preserva 84% das vitaminas do brócolis contra 40% do cozimento em água fervente.

Só posso cozinhar à vapor em panelas especificas?

Outro mito de quem não quer cozinhar com gordura ou mesmo quer uma alimentação mais saudável e escolhe o vapor é achar que cozimento a vapor só pode ser feito em equipamento especifico.

Temos muitas opções de panelas … para todos os bolsos.

vapor4

vapor3

Mas diferentemente do que se imagina, o cozimento no vapor dispensa panelas especiais!

Você precisa apenas de um modelo comum de panela e uma peneira de alumínio ou um escorredor de macarrão que se ajuste à panela.  É possível preparar vários alimentos de uma vez, ajeitando-os em diferentes camadas. Em uma panela grande, por exemplo, os alimentos que cozinham mais rapido em cima e os mais rigidos em baixo.

Passo a passo de como fazer um cozimento a vapor:

  • Corte os alimentos em pedaços não muito grandes e tente manter um tamanho semelhantes para que o cozimento seja rápido e uniforme.
  • Tempere os alimentos como faz de costume, não utilizando muito sal pois ele pode tirar a cor e a umidade do alimento.
  • Coloque água na panela mas não exagere na quantidade pois os ingredientes não devem entrar em contato com o líquido.
  • Arrume o cesto com os alimentos na panela de moda a encaixar perfeitamente. A principal regra do cozimento à vapor é não deixar o alimento tocar na água.
  • Ligue o fogo e quando levantar fervura, coloque o cesto na panela, tampe e abaixe o fogo.
  • Evite ficar abrindo, para não interromper a circulação do vapor.
  • Respeite o tempo de cozimento: uma média de 5 a 8 minutinhos para porçao de legumes e verduras e de 10 a 15 minutos para peixes e frutos do mar.

E COMO FAZER UM COZIMENTO A VAPOR COM mais SABOR?

Sim, tempere o alimento antes de levar para o cozimento.

E na preparação, a água do cozimento pode ser temperada e temos as opções de ervas, gengibre, alho, folhas de louro , pimenta-do-reino, sal , limão ou especiarias.

Dicas:

  1. Se for cozinhar mais de um tipo de legume, selecione os de textura semelhante para cozinharem no mesmo tempo.
  2. O ideal é colocar a cesta com os alimentos quando a água já tiver começado a ferver. Não esqueça de abaixar o fogo durante o cozimento.
  3. Mantenha uma chaleira com água fervente para completar a água, se necessário. Adicionando água quente não diminuirá a temperatura.
  4. Os legumes mais indicados para o preparo no vapor são: couve-flor, brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, salsão, alho-poró, aspargo, cenoura, pimentão, cebola e batata (de preferência, cozinhe com a casca).

  5. vapor5Se tiver uma panela tipo cuscuzeira, use-a pois para o cozimento no vapor é ótimo.
  6. Peixes ideais para cozimento no vapor: linguado, salmão e as variedades da pescada.
  7. Acima demos uma média de cozimento porem a Cozinha vai compartilhar com voces um lista dos tempos de cozimentos mais precisa, e ai voce pode fazer um cozimento mais otimizado:

 

VEGETAIS TEMPO DE COZIMENTO
(EM MINUTOS)
ABÓBORA ATÉ QUE A POLPA FIQUE MACIA
ABOBRINHA 3 A 5
ACELGA 3
ALCACHOFRA 7 A 9
ALHO-PORÓ 3 A 5
ALMEIRÃO 3
ASPARGO 3 A 6
BERINJELA 3
BETERRABA ATÉ QUE A POLPA FIQUE MACIA
BRÓCOLOS 4 A 6
CENOURA (INTEIRA) 6 A 8
CENOURA (PEDAÇOS) 3
CHICÓRIA 3
COGUMELO 3
COUVE 3
COUVE-DE-BRUXELAS 6
COUVE-FLOR 4 A 5
ERVILHA 2 A 3
ERVILHA-TORTA 3
ESPINAFRE 3
FEIJÃO EM FAVA 6 A 9
MANDIOQUINHA 2
MILHO VERDE (ESPIGAS) 4 A 6
MILHO VERDE (GRÃOS) 3 A 5
NABO (PEDAÇOS) 3
PALMITO 4 A 5
PIMENTÃO 3
QUIABO 4 A 5
REPOLHO 3
SALSÃO 3
VAGEM 3

Posso cozinhar no vapor no microondas?

Existem algumas formas de cozinhar no microondas….

  • Voce pode, utilizando um recipiente próprio para microondas, colocar agua e cobrir com uma película aderente, fazendo pequenos furinhos para que o vapor possa sair e por cima adicionar os legumes.  O tempo de preparo ,neste caso, varia de acordo com a potência do microondas e, por isso, é recomendado consultar o manual de instruções para verificar a tabela de tempo para cozinhar os alimentos.
  • Outra opção é : descasque e pique os legumes a seu gosto e coloque em saquinhos platicos. Tempere os legumes ali dentro a seu gosto, com sal, pimenta, poderá também colocar um pedaço de cebola dentro do saquinho ou o que desejar.  Amarre o saquinho dando um nozinho, faça furos com o garfo ou a ponta de uma faca, pois o saquinho vai estufar e poderá estourar. Coloque no prato aparador do microondas ou em algum outro prato que seja apropriado. Deixe em potência máxima por 3 a 4 minutos dependendo da quantidade dos legumes. Aguarde o tempo de repouso para que o calor produzido pelas microondas termine o cozimento.

Bjs!

Rafinha

Anúncios