clarificada1Parece manteiga, é feito com manteiga.

Durante o processo de fusão, os sólidos do leite encontrados na manteiga começam a separar, o que resulta em uma panela contendo um líquido dourado transparente que ao esfriar se transforma em ghee ou a chamada manteiga clarificada.

É o resultado depois da retirada de boa parte da água e sólidos do leite que a manteiga tradicional tem. O processo é básico: aquecimento controlado para a água evaporar e os sólidos se separarem da gordura, e pronto!

na gastronomia

O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade.

Na culinária, ela pode ser utilizada na mistura e cozimento dos alimentos, ou até mesmo passada no pão, como a manteiga tradicional. Outra maneira é misturando-a a outros ingredientes funcionais como ervas, castanhas e sementes, criando um tipo de patê saudável.

Tambem é usado no preparo de molhos (Béarnaise, Hollandaise…) , para refogar/saltear alimentos, uma vez que a temperatura de fumegação é maior =>  demora mais para queimar ao contrário da manteiga normal.

Curiosidades:

  • Ghee tem um alto ponto de fusão mais alto do que a manteiga normal, o azeite de oliva e o óleo de coco, tornando-se uma ótima opção para refogar ou fritar alimentos.
  • Também é rico em butirato, um ácido graxo saturado de cadeia curta, ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.
  • Ghee é muito baixo em caseína – a principal proteína encontrada no leite – e tem quase zero ou o mínimo possível de lactose, o que faz com que seja bem tolerado por pessoas com intolerâncias à lactose.
  • Ghee é rico em vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, Khatar acrescenta. Uma colher de sopa de ghee pode fornecer cerca de 15 por cento das suas necessidades diárias de vitamina A.
  • o contrário de outras manteigas em sua casa, o ghee não precisa ser refrigerado. De fato, se ele for armazenado em um recipiente hermético
  • A durabilidade é grande, porém o produto absorve odores fortes.
  • As mulheres na Índia também têm tradicionalmente usado o ghee como um hidratante facial para a pele seca

Como fazer a Manteiga Clarificada? 

500g manteiga de boa qualidade sem sal

♥ PREPARO:

Pegue a manteiga sem sal e derreta em fogo brando, em uma panela de fundo grosso.

Em poucos minutos você vai notar que a manteiga se decompõe em duas camadas.

clarificada2A de cima parecerá uma espuma, que deverá ser retirada (é ali que estão a lactose e as toxinas).

A parte que ficar embaixo, mais oleosa, é a ghee. Se for necessário, repita o processo quantas vezes for possível para retirar a espuma.

Espere esfriar e coe em um tecido fino, como algodão. Guarde em um recipiente de vidro. Não precisa ser mantido na geladeira.

 

  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Rendimento: 50% do peso inicial da manteiga

Bjs!

Rafinha

Anúncios