atoladaHoje vamos falar de um prato que eu só comia o feito pela minha mae. Ela fazia sem gordura, com uma cara bonita e muito sabor: a Vaca atolada!

Esse prato é tipico nos estados de Minas e Pernambuco. Dizem que os tropeiros carregavam carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes.

Contam também que a origem do nome é porque ao se dirigirem às Minas Gerais, por terrenos frios, irregulares e com o solo alagadiço, muitas vezes tinham que parar para retirar os animais destes atoleiros, e ai aproveitavam para descansar a tropa e se  alimentar desta carne com mandioca. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.

E agora chega de papo e vamos a receita. A original é feita com costela de boi mas fica uma delicia com músculo e coxão duro.

Vaca Atolada

800g de costela de boi magra ( Pode ser feita também com coxão duro sem gordura ou músculo )

½ kg de mandioca

1 cabeça de alho

3 tomates, sem pele nem sementes, picados

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola grande picada

1/2 maço de cheiro-verde picado

2 caldos de carne ( feitos em casa)

Tomilho a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

♥ PREPARO:

Corte a carne em cubos e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Na panela de pressão, esquente o azeite e coloque a cebola cortada em cubos pequenos, acrescente a carne em cubos e doure-a em fogo médio. Acrescente água na altura da carne e coloque 1 cubo do caldo de carne.  Tempere a agua a seu gosto e deixe cozinhar na pressão de 40 a 50 minutos ou até ficar macia.

À parte, corte a mandioca e cozinhe-a em água temperada com cebola, alho, pimenta do reino,  tomilho e sal. Depois de cozida, retire os temperos e amasse-as , reservando a água do cozimento.

Quando a carne tiver quase cozida, acrescente os tomates picados em cubos e deixe mais 10 minutos. Assim que estiver bem cozida, desfie a carne( esse passo é opcional – você pode manter a carne em cubos).

Acrescente a mandioca amassada e água do cozimento dela na proporção desejada na panela de pressão – atenção para que não fique muito ralo. Deixe ferver por uns 15 minutos. Por fim, acrescente a salsa e a cebolinha e sirva.

Obs: Voce pode separar uns pedaços de mandioca cozidos , sem amassar para colocar alguns no prato, para decoração.

Bjs!!

Rafinha

Anúncios