massafrescaNa Itália, fazer massa à base de ovo é uma tradição antiga que se passa de geração para geração. Seu preparo, além de ser rápido e com ingredientes baratos, permite recriar na cozinha o sabor caseiro da legítima macarronada italiana.

Uma das variantes à receita tradicional leva apenas a gema do ovo em vez dele inteiro. O resultado é uma massa mais substanciosa e com sabor mais acentuado. Nesse caso, porém, serão necessárias 30 gemas para um quilo de farinha.

  Passo a Passo

1.Crie um vulcão na farinha e rompa os ovos no meio. Adicione sal e azeite, e amasse trazendo a farinha de fora para dentro do vulcão.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

2. Depois de 10 minutos, a massa deve se tornar homogênea. Forme uma bola e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

                                          Massa Fresca

1 kg de farinha de trigo

8 a 10 unidades de Ovo (dependendo do tamanho)

10 gramas de sal

2 colheres de sopa de azeite

♥ PREPARO:

Crie um vulcão na farinha e rompa os ovos no meio. Adicione sal e azeite, e amasse trazendo a farinha de fora para dentro do vulcão. Depois de 10 minutos, a massa deve se tornar homogênea. Forme uma bola e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

Divida a massa em bolas menores e estique cada uma delas com um rolo até chegar a dois milímetros de espessura. Deixe repousar por mais 30 minutos.
Faça um rolo e corte a massa com uma faca bem afiada em tiras de um centímetro de largura para fazer o tagliatelle.

 

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Anúncios