pudimMais uma quinta e como todos já sabem, quinta é dia de be a bá!

Hoje falaremos sobre pudim de leite. Quer mais gostoso? Essa sobremesa é a coringa e tradicional da cozinha mas muita gente tem duvida. Então , bora pra Cozinha?

Vamos os dilemas do pudim:

Com ou sem furinho? Particularmente acho que é questão de gosto mas os furinhos vem da forma que os ingredientes são misturados. Se desejar um pudim todo furadinho, as possibilidades aumentam se voce bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar bem espumoso, mas se desejar ele liso apenas misture os ingredientes.

Tem mais algum truque para os furinhos? Os chefs falam que manter a temperatura de cozimento do pudim por volta dos 60 graus é o pulo do gato para ter um pudim lisinho e cremoso. O forno deve ser em baixa temperatura.

Por que fazemos cozimento de pudim em banho Maria?  O banho maria faz com que o cozimento do pudim seja por igual, nao cozinhando mais na base e menos da parte de cima.

Pudim pode ser assado sem banho maria? Pode sim, porem ele muda a textura e fica mais pra “doce de leite”na cor, mas fica uma delicia tambem.

Muita gente coloca gota de limão pra ter furinhos. É certo? Colocar algumas gotas de limão dizem que ajuda a dar  o efeito furadinho.

Tem receita que usa creme de leite ao inves de leite. Pra que? Algumas pessoas substituem a medida do leite da receita por creme de leite (sem soro) para deixar o pudim mais cremoso. Eu nunca tentei.

Separo as claras e coloco em neve? Se desejar ter um pudim furadinho sempre, opte por bater a clara em neve e só depois adicionar delicadamente os outros ingredientes. É uma opção.

Tem gente que usa amido de Milho na massa. É isso?  Tem quem diga que adicionar uma colher de sopa de amido de milho e bater no liquidificador apenas para mistura é garantia de um pudim lisinho.

Bom, tem receita de pudim pra todo gosto com menos leite, com menos ovo, com amido, com creme de leite mas vou dividir com voces a que eu faço,  que é bem básica:

Pudim de Leite

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 ovos

Para a calda:
1 xícara de açúcar
½ xícara de água quente

Calda: Coloque o açúcar e a água numa panela ou frigideira. Misture esses dois ingredientes antes de aquecê-los. cenda o fogo e deixe o caramelo dourar. Não mexa mais com a colher. O máximo que você pode fazer é mexer a panela em movimentos circulares para que o açúcar queime por igual na panela. Quando a calda de caramelo atingir a coloração ideal despeje o conteúdo da panela numa forma para pudim.

Pudim: Versão com furos: Bata bem a massa no liquidificador e asse lentamente, em banho maria, no forno a 180 graus.

Versão menos furos: Coloque as gemas e o leite condensado numa vasilha. Misture-os delicadamente, sem bater muito a colher. Quando as gemas já estiverem incorporadas no leite condensado adicione as claras. Continue misturando lentamente.  Por último adicione o leite. Termine de misturar, lentamente. Note que se forma uma pequena quantidade de espuma. Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a massa do pudim dentro da forma já caramelada. Cubra a forma com papel alumínio, parte brilhante para dentro. Coloque a forma com o pudim dentro de uma outra assadeira que possa ser levada ao forno. Leve ao forno e adicione água fervente na forma de baixo, para fazer um banho maria. Asse o pudim a 180 graus por uns 45 minutos.
 Dicas: 

  • É importante que a água utilizada no banho-maria esteja quente, para melhor cozimento do pudim.
  • Calda: quanto mais escura, mais amarga. E não mexa o açúcar para não açucarar, deixe derreter naturalmente.
  • Manter cozimento em banho maria em fogo baixo.
  • Para um cozimento homogêneo quanto ao banho maria,  a água da assadeira deve chegar a 2/3 da altura da forma do pudim.
  • Cobrir o pudim com papel alumínio enquanto ele assa em banho maria evita que forme aquela crostinha. Se você gosta com crosta, não precisa cobrir.
  • Para verificar o ponto, de uma leve sacudida na forma. Se formarem ondas radiais (em torno do centro da forma) ainda não está pronto. Quando as ondas deixarem de se formar, faça o teste do palito e se ele sair limpinho pode retirar o pudim do forno.

DESENFORMANDO!! uma dica para um desenforme perfeito é colocar a forma na boca do fogão e deixar 10 segundos, isso fara o caramelo amolecer facilitando. Então passe uma faca (com ponta e sem serra) em volta do pudim, descolando-o da parede da forma. Passe em movimento circular, sem movimentar a faca para cima e para baixo.

 

Anúncios