mise-en-place-foodÉ o primeiro passo para se obter sucesso na produção de preparações culinárias. Mise en place é um termo francês que significa “colocada no lugar”, ou seja, organizar o trabalho antes de começar.  
Consiste na etapa inicial para se preparar um prato, separando-se todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo.mise2

Os ingredientes devem ser medidos, e, caso necessário, descascados, cortados, etc. É fundamental fazer a mise en place para a boa execução de qualquer receita para não sair correndo atrás dos ingredientes quando as coisas já estão na panela.rsrs

 

mise3Este termo também pode ser utilizado para o montagem da mesa: colocar os talheres, taças e pratos, etc… Usando o exemplo de um restaurante, o maitre sempre pede aos garçons para alinharem o mise en place, desta forma será verificado se os talheres estão devidamente alinhados com os demais utensílios da mesa.

Exemplos de “Mise en place”:

  • Após colocar as toalhas, colocar os pratos na mesa, nos lugares em frente às cadeiras. A borda do prato deve ficar alinhada com a borda da mesa. Se o prato tiver logotipo, este deve ficar no lado do prato oposto ao cliente, voltado para este.
  • Colocar a faca de mesa do lado direito do prato, com o corte voltado para dentro. A faca deve ser alinhada com a borda lateral do prato e não pode ficar debaixo deste. A ponta do cabo da faca deve ser alinhada com a borda inferior do prato.
  • Colocar o garfo de mesa do lado esquerdo do prato, com a ponta do cabo alinhada com a borda do prato.
  • Colocar o prato de pão à esquerda do prato de mesa, em uma distância de mais ou menos 10 centímetros da borda da mesa e de 5 centímetros do prato de mesa.
  • Colocar a faca de pão sobre o prato de pão, com o corte voltado para a esquerda, posicionada do lado direito do prato.
  • Colocar a taça de água, do lado direito do prato de mesa, alinhado com a ponta da faca.
  • Colocar os utensílios do ménage (saleiro, pimenteira, cinzeiro, vaso de flores e outros) em um lado, em mesas quadradas; ou no centro, em mesas redondas.
  • Colocar o guardanapo de tecido dobrado sobre o prato de mesa ou dentro do copo de água.

Bjs!

Rafinha

Anúncios