empanadaDafneOntem foi dia de Masterchef Junior, com aquelas crianças que saem com super técnicas e com muita criatividade.

dafneOntem a receita de sucesso foi a empanada da Daphne , elogiadíssima pela Chef Paola, que pediu a receita e garantiu que essa versão do salgado irá ganhar um lugar no menu dos cafés La Guapa, capitaneados pela chef argentina.

Empanada da Daphne

500 g de farinha

200 g de patinho moído

115 g de banha de porco

2 cebolas roxas

1 xícara de azeitona preta sem caroço

1 xícara de uva passa

1 xícara de água

1 tomate italiano

1 dente de alho

1 coentro

1 limão Taiti

1 limão Siciliano

Vinagre de vinho branco (a gosto)

Pimenta do reino (a gosto)

Noz pecã moída (a gosto)

Páprica doce (a gosto)

Cominho (a gosto)

Orégano (a gosto)

Azeite (a goto)

Sal (a gosto)

♥ PREPARO:

Refogue um punhado de cebola com um dente de alho. Deixe dourar. Coloque um pouco de cominho e páprica doce. Na mesma panela, coloque a carne junto com mais cominho, páprica doce, sal, pimenta do reino e azeitonas. Quando a carne estiver cozida, coloque uma colher de requeijão e as uvas passas. Deixe esfriar.

Para a massa:  peneire meio quilo de farinha. Em uma panela, esquente uma xícara de água com 10 gramas de sal. Desligue o fogo e coloque 115 gramas de banha de porco até derreter um pouco. Coloque a farinha em uma tigela e jogue essa mistura na farinha. Misture tudo com uma colher. Sove a massa com a mão. Caso ache a massa farinhenta, coloque mais água. Depois de atingir o ponto, coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e deixe na geladeira entre 15 e 20 minutos.

Abra a massa em rodelas, do tamanho de uma xícara de boca grande ou cortador redondo, de espessura não muito grossa nem muito fina. Coloque uma colher de sopa de recheio. Molhe o dedo em água e passe na borda da massa. Feche em meia lua. Finalize o fechamento com um garfo. Pincele a empanada com leite e gema. Coloque para assar no forno bem alto até dourar.

Molho para acompanhar: Pique um tomate e meia cebola roxa em brunoise. Coloque o coentro, a páprica doce, o cominho, o orégano, o vinagre de vinho branco, raspas de limão Taiti, raspas de limão Siciliano, suco de meio limão Taiti, sal e pimenta do reino em uma tigela com bastante azeite. Misture bem. Adicione noz pecã moída ao final. Se quiser, decore com um limão cortado ao lado.

Anúncios