feijaoToda quinta tem? Be a bá!!!!

E hoje falaremos de feijão, essa delicia com aquele caldinho grosso e saboroso.

Mas nem todo mundo acerta desde a primeira vez essa consistência mas a Cozinha da Rafinha vai te dar super dicas para que o seu dê certíssimo!!!!

O QUE É CATAR OU ESCOLHER O FEIJÃO?

Retire os feijões do saco e vá separando os grãos bons dos ruins.  Remova objetos estranhos dos feijões—pedras, folhas, grãos quebrados, murchos, furados ou descoloridos. Só os bonitos e inteiros devem ir para a panela.  Se você comprar uma boa marca você vai ver que esse processo não será necessário ou de bem pouco trabalho. Essa fase chamada de “escolher o feijão”.

POR QUE DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO?

O feijão possui um carboidrato chamado rafinose que prejudica a digestibilidade e aumenta a flatulência (dá gases). Deixar de molho evita isso. Você vai observar que cria uma espuminha no feijão quando está de molho, são os gases. Deixa-lo de molho, deixa o feijão mais macio e com caldo mais grosso, diminuindo ainda o tempo de cozimento.

Importante: Descarte essa primeira água do molho – nela se concentram a maior parte dos componentes do feijão, que causam aquele ‘estufamento’ indesejado.

QUANTO TEMPO O FEIJAO DEVE FICAR DE MOLHO?

Lave bem,  por pelo menos 3 vezes e depois o coloque de molho em um recipiente onde fiquem cobertos pela água. Eu normalmente deixo de um dia para o outro, é o ideal.

EU SÓ POSSO COZINHAR FEIJÃO NA PANELA DE PRESSÃO?

É possível fazer feijão na panela comum, mas vai demorar umas três vezes mais do tempo necessário.

EU QUERO COZINHAR NA PANELA DE PRESSAO MAS TENHO MEDO.

Se não tem prática com a panela de pressão anote: não encha a panela até a borda, ela precisa de um espaço bom para expansão da pressão. E o tempo de cozimento só é iniciado quando a panela chia. E o principal: Não mexa nela enquanto ela estiver liberando a pressão. Quando estiver no tempo de cozimento, desligue e deixa-a descansar até parar de chiar.

Conheça mais sobre sua panela de pressão: https://cozinhadarafinha.wordpress.com/2014/09/17/como-cuidar-da-sua-panela-de-pressao/

QUAL A MEDIDA DE AGUA PARA COZINHA-LO?

Independente de como irá cozinha-lo, para cada xícara (chá) de feijão, use três de água. No olhômetro, coloque 4 dedos de água acima do nível dos grãos de feijão na panela de pressão. Se a água acabar e o feijão ainda estiver duro, coloque mais água e cozinhe por mais um tempo ( e nao conte mais grandes tempos, verifique de 5 em 5 minutos – no maximo 10min).  O tempo de cozimento varia conforme o tipo de feijão.

POSSO COZINHAR O FEIJAO NUMA AGUA JÁ TEMPERADA?

Nunca tempere o feijão antes de cozinhá-lo. O sal e os demais condimentos enrijecem as fibras do grão, aumentando o tempo de cozimento

NÃO GOSTO DE MONTE DESSAS CARNES NO FEIJAO. CONSIGO FAZER UM FEIJAO GOSTOSO SEM AQUILO TUDO?

As carnes fazem o feijão ficar bem mais saboroso, e eu particularmente também não gosto de muitas daquelas opções. Normalmente é usado carne seca, bacon, calabresa, lombinho de porco. Se quiser um gostoso e sem isso tudo, faça somente com o basicão, coloque para cozinhar junto com o feijão  bacon e/ou paio e/ou até mesmo uma linguiça fina. Umas folhas de louro também caem super bem e é um truque de nossas vovós.

MEU FILHO NÃO COME LEGUMES, POSSO COLOCAR PARA COZINHAR LEGUMES JUNTO COM O FEIJAO?

Pode sim e isso turbina o sabor e os nutrientes. Os mais usados são beterraba, inhame e cenoura , mas fique a vontade para usar a sua preferida.

QUANTO TEMPO EU DEVO DEIXAR O FEIJAO COZINHANDO NA PRESSÃO?

Depois que a panela começar a chiar conte 30 minutos p/ feijão novo ou 40 minutos para grãos mais duros,  isso é uma média. Depois deste tempo você espere liberar a pressão e confira se está cozido. Se não, coloque mais  5 a 10 minutos e vá acompanhando.

E QUANTO TEMPO EU LEVO EM MÉDIA PARA COZINHAR O FEIJÃO NA PANELA COMUM?

Tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1:30hs (em média) , confira se os grãos estão macios e se estiver, esta ok.

E SE MEU FEIJAO FICAR RALO?

É normal que o feijão fresco fique ralo. Para que fique mais grosso e incorporado ( e ainda apurar o sabor ) assim que tempera-lo, deixe-o em fogo baixo por mais uns 15 a 20 minutos . Tem outras formas de incorpa-lo  “na marra”:

  • Uma forma de acelerar o processo é retirar um pouco do ingrediente já cozido, bater no liquidificador e devolver para a panela.
  • Ou dar uma amassadinha nos bagos com a colher, pressionando-os nas laterais da panela.

E SE EU SALGAR O FEIJAO?

Se o feijão ficar muito salgado, adicione folhas de couve. O vegetal absorverá o excesso de sal. É um ajuda! Mas preste bem atenção com o sal pois as carnes normalmente já dão uma bela ajuda.

POSSO CONGELAR O FEIJAO?

De preferência não congele ele temperado, apenas cozido,  assim você vai ter um feijão sempre fresquinho. Se você tiver espaço no freezer cozinhe o pacote todo e congele em pequenas porções.  Quando você quiser comer feijão basta tirar um do freezer para descongelar temperar e pronto o feijão fica com gosto de fresco.

COMO DESCONGELAR O FEIJAO?

  • Retire o potinho de véspera do freezer e deixe na geladeira, de manhã vai estar descongelado.
  • Outra opção, se estiver com pressa, é colocar o feijão em uma panela, coloque um pouquinho de água e leve ao fogo para descongelar.
  • Ou coloque o potinho no micro-ondas na potência descongelar e depois é só temperar.

feijaoPreto

Vamos a receita:

500 g de feijão

Água a gosto

Calabresa a gosto

Bacon a gosto

Azeite para refogar

3 dentes de alho picado

1 xícara de cebola bem picadinha

2 folhas de louro

Sal e pimenta a gosto

♥ PREPARO:

Lave bem os feijões, deixe-os de molho de um dia para o outro. Coloque na panela de pressão junto com o bacon e a calabresa ( ou as carnes de sua preferencia). Coloque a agua: cada xícara (chá) de feijão, use três de água.  No olhômetro, coloque 4 dedos de água acima do nível dos grãos de feijão na panela de pressão.

Leve ao fogo alto e assim que chiar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.

Depois deste tempo, retire a panela do fogo e deixe-a descansar, até que toda a pressão saia. Abra a panela com cuidado, e verifique se o feijão já está macio; caso contrário, volte a panela para o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar. Faça esse procedimento até que fique no ponto desejado.

  • Se desejar congelar, espere esfriar e não tempere, coloque em potes e leve ao freezer.

Em uma panela média, coloque o azeite, adicione o alho e a cebola picados e deixe dourar. Quando refogar, pegue 1 concha de feijão com caldo, e jogue na panela do refogado, adicionando a folha de louro. Deixe ferver e devolva para a panela do feijão, misture bem e acerte o sal e a pimenta.  Se precisar, acrescente um pouquinho de água também.

Agora você vai colocar fogo baixo e com a panela destampada deixar uns 15 a 20 minutos para o caldo engrossar, tendo cuidado para não queimar.

Bjs!

Rafinha

 

Anúncios