Enquanto a batata inglesa tem 53 calorias, e a batata-doce 77, a batata yacon tem apenas 33 em uma porção de 100 gramas.

Com formato de batata-doce, textura de pera e sabor adocicado. Conhecida como a batata do diabético, ela é indicada pra está na batalha para perder peso, pois um forte carboidrato sem glúten com 90% da sua composição são fibras.

Ele é rico em inulina, um tipo de fibra prebiótica que, segundo um estudo da Universidade de Louvain, na Bélgica, desempenha funções positivas no intestino, reduzindo o risco de síndrome metabólica (conjunto de problemas que incluem diabetes, alterações cardiovasculares e obesidade).

Apelidada popularmente de “insulina natural”, a batata yacon ganhou destaque depois que pesquisadores da Universidade de Fukushima, no Japão, encontraram nela uma substância semelhante à insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Esses estudos concluíram que o tubérculo pode contribuir no tratamento de diabetes. O efeito benéfico decorre de uma interessante combinação de nutrientes. O  carboidrato presente ali, a inulina, é um tipo de açúcar de baixa caloria, que não promove picos de glicemia, embora garanta o aporte de energia necessário às atividades diárias. Além disso, fornece fibras alimentares, que estimulam a flora bacteriana intestinal — por isso ela também é indicada em casos de prisão de ventre e colesterol elevado. E ainda traz porções de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Já ouviu falar em amido resistente?

O nome é dado ao amido que resiste às enzimas digestivas. Ele estimula a atividade intestinal e desacelera o esvaziamento gástrico. Devido a estas características, reduz a quantidade de insulina em circulação e contribui para maior sensação de saciedade. Por chegar íntegra ao intestino grosso, ela também  evita as perigosas altas nas taxas de açúcar.

Como consumir?

Com aparência de batata-doce, ela tem a textura porosa e o sabor semelhante ao da pera e por isso a maioria das pessoas consome atraves de sucos. Mas pode ser adicionado em bolos e na adaptação de muitas receitas.  Ou faça um chá feito com suas folhas.

Foto: Danilo Tanaka

 

Anúncios