oregano Orégano é uma erva nativa da região mediterrana e seu nome significa “alegria das montanhas”, esta planta é um arbusto pequeno, crescendo até 75 cm de altura com multi-ramificada, coberto com folhas ovais verde-acinzentada pequenos e pequenas flores brancas ou rosa.  

Saborosa e comumente utilizada em todos os lugares do mundo, além de ser usada como erva medicinal, o tempero também tem sido reconhecido como um dos alimentos funcionais e seus nutrientes benéficos, antioxidantes e prevenção de doenças.

BENEFÍCIOS:

  • É uma rica fonte de fibra dietética, no qual ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.
  • Rica em flavonoides antioxidantes fenólicos , foi classificado como uma das fontes vegetais com maiores atividades anti-oxidantes.
  • Auxiliam no poder de digestão,  por facilitar a secreção de enzimas gastrointestinais copiosas.
  • As suas folhas são anti-sépticas, ajudam na secreção da vesícula biliar, expectorante, estimulante, e as propriedades levemente tônica. Muito utilizado por isso para o tratamento de resfriados, gripes, febres leves, indigestão, problemas de estômago e condições de menstruação dolorosa.
  • Excelente fonte de minerais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajuda a freqüência cardíaca de controle e pressão arterial causada pela alta concentração de sódio
  • Timol é substância encontrada no orégano, mais conhecida por ter atividades antifúngicas e antibacterianas.

AzeiteOreganoO orégano quando usado para temperar o azeite de oliva deixa o seu aroma marcante. O azeite ganha, ainda, uma cor mais escura e é muito usado para temperar pizzas, carne de porco e carne de javali.  Tem um sabor super agradável , e é uma forma deliciosa de aproveitar esses benefícios!!

 

Azeite de Orégano

2 maços de orégano fresco
1/2 col. chá de pimenta do reino em grãos (opcional)
2 xíc. de azeite extra virgem

♥ PREPARO:
Lave o orégano, seque bem, separe as folhas dos ramos e pique-as bem fininho. Reserve.
Amasse grosseiramente os grãos de pimenta do reino com a base de uma faca.
Numa panela, misture o orégano, a pimenta do reino e o azeite e aqueça levemente (por 5 minutos, no máximo). Coloque o azeite temperado em um vidro limpo e deixe esfriar.
Deixe em temperatura ambiente por 2 horas, depois, guarde em vidro bem tampado na geladeira. Dura até 1 mês.

Anúncios