“Não sei nem fritar um ovo” – Sinônimo de não saber cozinhar, certo? Não não não… vamos mudar isso rsrsrs

ovof  Um ovo perfeito tem a clara no ponto certo, se passar fica dura, borrachuda. Se cozinhar de menos fica com uma textura pouco agradável. Tem que ser branquinha, não pode, portanto, esturricar (apesar de ter gente que adora dourada, quase queimadinha).  

A gema, por sua vez, quando a pedida é mole, deve estar coberta por uma película delicada e leitosa, que deixa ver o amarelo intenso que guarda junto com o sabor. Deve ser tão fina que se rompe ao mínimo toque do garfo, para então escorrer pelo prato.

Se gosta dela dura – sem problemas!! só não pode passar do ponto e ficar ressecada, esfarelando e sem cor. Deve estar firme e perfeitamente cozida, mas ainda guardar um amarelo quase intenso e com ele todo seu sabor.

O que influencia no seu ovo frito:

1) o tipo de gordura usada (que vai emprestar parte de seu sabor);

2) se a gordura vai ser jogada sobre o ovo;

3) se ele vai ser servido com a gema para cima (não virado) ou com a gema para baixo (virado uma vez).

Seja como for, frite em superficie preferencialmente antiaderente  – não precisa comprar uma panela específica para fritar ovos!!Tempere com sal e pimenta do reino enquanto ele cozinha. Para os perfeccionistas, aí vai um desafio: a temperatura ideal para fritar um ovo vai de 124º a 138º C (aquela que a manteiga faz barulho, mas não escurece).

DICAS: 
  • No local do óleo você pode fritar o seu ovo na manteiga ou no azeite. Mas não poupe. Pouco destes ingredientes podem fazer o ovo grudar no fundo da frigideira.
  •  Se a panela estiver quente demais o fundo do ovo cozinha, enquanto a parte de cima ainda está crua. A panela com o óleo em temperatura média são ideias e tem a ação borbulhante quando o ovo é colocado.
  • Uma maneira de o ovo ficar bem frito e sem desmanchar é tampar a frigideira no meio do processo. Ele descolará do fundo e ficará frito como um todo, sem nenhuma parte crua.
  • Ao retirar o ovo, use uma espátula ou uma escumadeira com cuidado para que ele não desmanche ou que sua gema estoure caso você goste dela mole
Ovo frito – Frigideira

1 colher (chá) de manteiga ou margarina

1 ovo

Sal a gosto

Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente. Dê uma batidinha delicada a casca do ovo e quebre-o sobre a manteiga quente. Frite o ovo até que a borda fique ligeiramente dourada e a gema cozida. Salgue e retire no ponto da gema que desejar.

Ovo Frito de Microondas: 

Quebre um (1) ovo em um copo/xícara levemente untado com óleo, manteiga ou margarina. Você pode optar por um vasilhame de tortas, mas fica ao seu critério. Você pode dividir a gema e a clara em dois recipientes, caso prefira não misturar. Gentilmente fure a gema com ponta de faca ou palito. Cubra com filme plástico. Cozinhe em 50% da potência do microondas apenas até que o ovo esteja no quase desejado cozimento por cerca de 2 a 3 minutos.  Deixe descansar, cubra até que os brancos estejam completamente formados e as gemas de começam a engrossar, mas não são tão duras.

Anúncios