ganahceGanache é uma mistura de chocolate e creme de leite. As enciclopédias de gastronomia dizem pouco sobre a origem do ganache. Descrevem que foi criado por um confeiteiro francês, em meados do século XIX, a partir de uma simples mistura: creme de leite e chocolate em barra.

Pelas contas, o tal creme já teria mais de 150 anos. Muito utilizado na confeitaria para fazer trufas, bombons ou pode servir de recheio para bolos, tortas.

A consistência do ganache depende de vários fatores: temperatura do ambiente, do creme de leite, do tipo de chocolate. Sem falar que há várias receitas de ganache espalhadas , há algumas, inclusive, que usam manteiga no lugar do creme de leite (para uma textura diferente). Quando usado como recheio, possui uma textura mais “mousse de ganache”. Existe de chocolate branco, preto, meio amargo… Fica a gosto do fregues.

Vamos a uma receita basicona!

Ganache

500 g de chocolate amargo

350 g de creme de leite
30 g de mel
♥ PREPARO: 

Pique o chocolate em pequenos pedaços. Aqueça o creme de leite, sem deixá-lo ferver, e despeje sobre o chocolate picado. Misture delicadamente e, por último, acrescente o mel em temperatura ambiente.

Anúncios