Batata-fritaHoje em dia os supermercados estão lotados de sacos de batata fritas que é só chegar em cs e fritar. Confesso que nunca comprei um saco daqueles… sou uma apaixonada pela batata frita original, aquela que descasca a batata rsrsrs

Não existem indicios claros de quem inventou a batata frita. Mas existem vários candidatos. Vejamos alguns dos países que alegam terem estado envolvidos na criação deste “petisco”. De acordo com Jo Gerard, um historiador belga, as primeiras indicações sobre a possível existência das batatas fritas levam-nos à década de 1680. os habitantes pobres da Bélgica tinham frequentemente peixe frito, de pequenas dimensões, nas suas refeições. Mas quando o rio congelou e a maioria das famílias não conseguia pescar, passaram a usar batatas fritas em óleo nas suas refeições.

Existe porém outro país com a mesma língua, candidato a criador das batatas fritas: a França. Se este país inventou este prato, ninguém tem a certeza, mas existe um livro publicado em 1755 com várias receitas com batatas fritas. Temos os espanhóis que acham que devem ser reconhecidos como os inventores das batatas fritas. Na história das colónias do Novo Mundo, a Espanha era tida como o primeiro país europeu onde se comiam batatas fritas e era um costume serem usadas como acompanhamento de pratos de peixe.

Bom,  independente de quem inventou, ou se voce compra pronta ou compra ainda as batatas… se vc gosta das duas formas,  mas acha que a batata caseira é meio complicada de preparar, vamos dar super dicas hoje!!

Batata Frita

Batatas descascadas e cortadas palito ( o mais homogêneo possível)
Óleo o quanto basta
Sal a gosto

  • Lave-as, escorra-as. Se não for faze-las na hora , deixe-as em um recipiente, cobertas por água gelada. Para fritar, enxugue-as com pano bem seco.
  • Coloque o óleo para esquentar, ele deve ser em quantidade suficiente para cobrir as batatas, que devem ficar imersas nele.
  • Para saber se o óleo está bem quente: quando colocar o óleo na panela ou frigideira coloque junto um palito de fósforo. Quando o fósforo acender o óleo estará na temperatura ideal.
  • Coloque as batatas no óleo quente aos poucos e com cuidado. Depois de toda a batata colocada no óleo , arrume-as com um garfo e não mexa mais.
  • Fique atenda para que elas nao fiquem imprensadas – muito apertadas na panela elas demoram mais a fritar e não fritam de forma homogênea.
  • Quando elas estiverem quase totalmente douradas de um lado,  você poderá mexer um pouco para vira-las e assim dourem por igual.
  • Retire com uma escumadeira. Coloque num prato ou travessa com papel-toalha até eliminar toda a gordura.

DICAS:

  • batatasNão sabe que batata usar? Existem tipos de batatas utilizadas para fritura => a “Monalisa”, mais amarelada que é o tipo mais comum usada na cozinha e a batata tipo“Asterix”, essas mais rosadas e as mais indicadas para fritura.
  • Quanto mais fina, mais crocante. Tente fazer um corte uniforme para todas as tirinhas, de para que possam fritar igualmente quando mergulhadas no óleo. Não há restrição, ou mais grossas ou mais finas, fica a gosto do fregues!
  • Com pouco óleo, as batatas vão grudar na frigideira e vão queimar antes de fritar, nao economize!!
  • Se o óleo estiver frio ou apenas morno, a batata vai amolecer, soltar água e cozinhar em vez de fritar.
  • Só mexa na batata na fase final.
  • Para ficar crocante, as batatinhas precisam ir para o óleo frias:  Assim que cortados, os palitos devem ser imediatamente mergulhados em um recipiente com água, cubos de gelo e uma colher de sopa de sal. Depois, seque-os com um pano de prato ou vão borbulhar excessivamente quando em contato com o óleo.
  • Para palitos ultra crocantes muitas pessoas acrescentam amido de miho ( maisena) no óleo da fritura. Para cada xícara (chá) de óleo, use uma colher (sopa) do amido.
  • A dica da minha mae é , assim que ela estiver dourada de um lado, salteie sal e vire-as, assim ficarao cozidas por dentro ja temperadas.

Bjs!

Rafinha

Anúncios