arroz2

Uma planta que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo.

 

arroz1

 

 

Essa delicia da cozinha é melhor ainda quando é soltinho e temperadinho, ne? Então vamos, que hoje o be a bá é com ele.


Arroz

1 xícara (chá) de arroz

O dobro da medida de arroz – de água

2 dentes de alho amassados

1 cebola pequena ralada ( opcional)

Sal a gosto

Óleo o suficiente pra untar o fundo da panela

♥ PREPARO: 

Limpe o arroz tirando as impurezas , se for necessário.

Para lavá-lo, você deve colocar a água na vasilha onde escolheu ou no lavador de arroz. Com a mão dentro da água, vá pegando punhados de arroz e apertando, ou esfregando. Escorra a água. Repita a operação até que a água saia limpa.

Escorra bem toda a água e o refogue de preferencia quando estiver bem seco.

Coloque a água pra ferver, e enquanto isso vá descascando e picando a cebola e amassando o alho para o refogado. Em uma panela a parte,  acrescente o óleo e inicie dourando o alho e depois a cebola. ( Não doure muito ou deixe queimar pois faz o arroz ficar mais amarelado e amargando)

Assim que alcançar o dourado desejado, adicione o arroz e vá mexendo até ficar sequinho e envolvidos pelo refogado. Arrume o arroz uniformemente na panela, adicione a água fervente e coloque o sal a gosto.

Tampe a panela parcialmente. Quando começar a ferver, tampar a panela total e abaixe o fogo – não mexa mais no arroz!! Enquanto você não tiver adquirido experiência, não mexa muito depois deste momento pois pode empapar  e nem coloque muito sal, pois o arroz absorve com muita facilidade.

Em geral, o arroz leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto. Pode acontecer (dependendo do tipo de arroz) que a água colocada, apesar de a medida estar certa, não seja suficiente. Quando o arroz estiver quase seco, prove um pouquinho. Se ainda estiver duro, acrescente um pouco de água, tampe, espere secar e repita o processo até estar pronto.

Quando estiver completamente seco e cozido,o arroz está pronto.

Deixe o arroz descansar com o fogo desligado e a panela tampada por 10 minutos antes de abrir.

bjs!

Rafinha

 

 

 

 

Anúncios