tapioca-funcionalO be a bá de hoje vai falar de tapioca – tipicamente  brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca (substância farinácea também conhecida como goma da tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce), ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco. É conhecido também como beiju de lenço ou apenas beiju.

Nas primeiras décadas pós-descobrimento, viajantes estrangeiros já registravam a existência dos beijus, preparados pelos índios com a goma da mandioca. Segundo a antropóloga Paula Pinto e Siva autora do livro “Farinha, feijão e carne-seca – Um tripé culinário no Brasil colonial (Senac-SP)”.  Embora diretamente associada ao Norte e Nordeste do Brasil, a farinha de tapioca ultrapassou as fronteiras dessas regiões e graças a idéia de corpos malhados, dietas fitness e a moda do “gluten free” ela está em todos os lugares!

Mas porque quando fazemos em casa nao fica igual aos das mocinhas que vendem nas tapiocarias? Confesso q tive que ir atras porque as minhas tambem nao ficavam tao boas rsrs

E vamos as dicas!

  • Para uma boa tapioca, as medidas são:  1 xícara (de chá) de goma de mandioca e 1 pitada de sal.  Isso mesmo!  Peneire uma porção de goma de mandioca hidratada em uma vasilha. Acrescente a pitada de sal , vale tanto para a tapioca doce quanto para a salgada e só depois leve para o fogo.
  • Preaqueça uma frigideira antiaderente. Vale colocar um fio de azeite ou uma pequena quantidade de manteiga no caso de frigideiras que grudam.
  • Segredo para a perfeição: PENEIRE!! Compre uma peneira especial só para peneirar a sua tapioca. Quanto mais fina você deixar a massa, mais crocante e molinha a sua tapioca vai ficar. Para peneirar, pressione uma colher sobre a tapioca já posta na peneira.
  • Polvilhe a tapioca na frigideira de maneira que toda a sua superfície fique coberta. Você também pode acertar a massa, para que não fiquem “buracos” na tapioca.
  • Deixe um 1 a 2 minutos a tapioca no fogo e depois vire a tapioca, para que o outro lado dela também se aqueça.
Voce vai rechear?
  • Se for, vire a tapioca e acrescente o recheio de sua preferência e deixe na frigideira por mais cerca de três minutos.
  • Opções de recheio doce: banana com chocolate, goiabada com coco, banana com doce de leite, caramelo com pêssego, calda de morango, pedaços de uvas com leite condensado, banana com cacau, banana com nescau, maçã com cacau, maçã com canela, pera com sorvete, morango com creme de cacau.
  • Opções salgadas: carne seca com queijo coalho, requeijão, salmão com creem cheese,  frango com catupiry, frango com pimenta, tomate seco,queijo com orégano,tomate seco com azeite.

tapitapiocaE falando em tapioca…eu sou viciada na Tapi Tapioca, mais precisamente na tapioca de salmão defumado, cream cheese e cebola roxa marinada na goma rosa.

#FicaADica

 

Bjs!!

 

E para ganhar o livro da Elisa – Ganhadora do MasterChef 1 basta CURTIR através do Facebook no post de quinta – o dia das receitas do be a bá ( post de quinta-feira) Ou comentar no site.

O sorteio será dia 23 de dezembro de 2015.

Rafinha

 

Anúncios