receita-de-macarrao-caseiro

Macarrão Caseiro

Para cada 100g de farinha de trigo utilize 1 ovo

Sugestao:

200g de farinha de trigo
2 ovos
Sal a gosto
Um pouquinho de água (só um pouco mesmo)
Em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo peneirada fazendo um montinho e quebre os ovos no centro. Adicione o sal e misture tudo, primeiro com uma colher e depois misture bem com as mãos. Sove a massa por alguns minutos e molhe o dedo na água e passe na massa. Corte a massa em 2 e cubra com um pano limpo.
Forme a massa em uma bola, envolva-a em plástico e deixe-a descansar por 30 minutos
Com um rolo,sobre uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa.
Se você não tiver o cilindro para abrir a massa, você pode usar o rolo de macarrão. Abra a massa com a ajuda do rolo como você faz com qualquer massa. Polvilhe bastante farinha de trigo e virar de um lado para o outro. Quando chegar na espessura que você quiser (uns 0,2 milímetros é bom) é só polvilhar mais farinha, enrolar como um rocambole e cortar tirinhas. Depois é só soltar as tirinhas e deixar secar um pouco.
Se você tiver um cilindro de abrir massa basta regular a abertura do cilindro no máximo e passar a massa. Dobre em três partes e passe no cilindro novamente, faça isso três vezes.
Antes de cozinhar a massa fresca, deixe ela secando uns 20 minutos.
Coloque água para ferver (mais ou menos 1 litro de água para cada 100 g de massa), coloque sal e cozinhe a massa por cerca de 3 a 5 minutos.
Depois da massa cozida é só colocar um molho de sua preferência e pronto.
Anúncios