Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar.

vinagre

O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo. Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, os soldados que marchavam longas distâncias o levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído pois essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.

Muitos amam e muitos odeiam o vinagre…. mas saibam que ele possui mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico (bom no combate à anemia) e cálcio.  Entre esses vários benefícios que o vinagre traz ao nosso organismo, dois estudos merecem destaque por apresentarem resultados significativos relacionando o consumo de vinagre para diabéticos do tipo 2 e para quem precisa emagrecer.

São vários os tipos de vinagre:

  1. Vinagre balsâmico: Crescendo em popularidade ao longo dos anos, este tipo de vinagre é o mais nobre de todos e muito comum em receitas. No entanto, pode também ser utilizado de formas surpreendentes, incluindo sendo cobertura de sorvete. O vinagre balsâmico é de aspecto escuro e uma grande escolha uma vez que tem um sabor completo que é doce e picante ao mesmo tempo.
  2. Vinagre branco: Este é o tipo mais comum de vinagre que as pessoas têm em suas casas. Isto é devido em grande parte, ao fato de que é o vinagre mais barato. Ele tem um sabor mais picante, menos refinado do que os outros tipos de vinagre, Além disso, o vinagre branco não tem o valor nutricional que alguns dos outros vinagres possuem.
  3. Vinagre de vinho tinto. Este fantástico vinagre possui muitos benefícios para a saúde, possui baixas calorias e baixo teor de carboidrato, também acredita-se que ele diminui o colesterol e reduz o risco de diabetes. É um tipo versátil de vinagre que pode ser usado em receitas que variam de molhos para salada a refeições de carne vermelha.
  4. Vinagre de maçã: Este vinagre é picante é relativamente popular devido ao fato de acreditarem que ele possui uma variedade de benefícios a saúde. É usado para uma variedade de problemas de saúde que variam de obesidade para o resfriado comum. Feita a partir de maçãs, este tipo de vinagre é um pouco doce, mas com o gosto de vinagre muito forte.
  5. Vinagre de arroz. Este tipo de vinagre é uma escolha comum entre as pessoas que optam por fazer receitas asiáticas. É feito a partir de vinho de arroz e  tende a ser um dos mais leves vinagres em termos de sabor, o que o torna uma opção atraente para as receitas onde você não deseja que o sabor do o vinagre se torne um destaque.

 

Mas você sabia que vinagre não serve apenas na culinária?

Acredite ou não, o vinagre é um agente de limpeza e desinfetante extraordinário. Este artigo inclui várias dicas de como usar o vinagre para lhe ajudar com a limpeza de casa. Começaremos com o banheiro, que geralmente está entre as tarefas mais difíceis do lar.

Banheiras

  •   O ralo de uma banheira exige um solvente forte. Tente molhar toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja.  Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a. Isto ajudará a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

Chuveiros

  •  Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos.
  • Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.
  • Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.
  • Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.
  • Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente.

Pias

  • Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por 1 hora, então limpe com uma esponja úmida.

Vasos Sanitários

  • Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.
  • Aqueles antiderrapantes em forma de flores que se coloca no box para evitar escorregões e quedas podem ter ficado bonitos quando colocados, mas agora estão desgastados, manchados e provavelmente fora de moda? Para removê-los, umedeça a cola de cada um deles com vinagre. Mas antes aqueça o vinagre no microondas por aproximadamente 3 minutos para melhores resultados. Deixe por alguns minutos, então retire os adesivos. Você poderá remover qualquer resto de cola com uma esponja umedecida.

Tapete

  • Para limpeza geral em tapetes e carpetes, use a mesma proporção de água e vinagre. Umedeça a esponja na solução e passe levemente sobre o tapete. Deixe o tapete secar antes de utilizá-lo novamente.

Bjs!! 😀

Rafa

 @CozinhaRafinha – Nos siga no Twitter: além da”s receitas, dicas e truques da nossa cozinha

Anúncios